PUB.

Segurança reforçada na praia de Soeira (Vinhais) com presença de nadadores salvadores

PUB.

Qui, 31/07/2025 - 08:29


Praia conta com presença de diária de  dois nadadores salvadores em simultâneo

A Praia Fluvial de Soeira, no concelho de Vinhais, é, agora, vigiada, contando, diariamente, com a presença de dois nadadores salvadores em simultâneo.

O presidente da câmara de Vinhais, Luís Fernandes, realça que esta medida permite aos banhistas um ambiente com maior segurança.

“É o primeiro ano que aquela praia tem nadador salvador. Claro que é uma mais-valia para aquele espaço que é tão procurado e permite ali ter outras condições também a nível de segurança. É um investimento também grande por parte do município. Há uma grande dificuldade a nível da disponibilização de nadadores salvadores. É difícil arranjar e, portanto, tem custos também significativos”, disse.

Localizada em pleno Parque Natural de Montesinho, a Praia Fluvial de Soeira, banhada pelo Rio Tuela, tem sido cada vez mais procurada por banhistas, daí a necessidade da câmara municipal em torna-la vigiada e segura.

“Tornamos aquele espaço mais aprazível, mais agradável. Já antes era procurado, porque é um espaço muito bonito e muito natural. Agora, com estas condições, com a requalificação daquele espaço que fizemos e também com esta questão do nadador salvador e até com outras questões de pequenas melhorias, as famílias também se sentem mais seguras”, frisou.

A praia está certificada com a Bandeira de Qualidade Ouro, pela Quercus. A água conta com a qualificação de Excelente já desde o ano de 2011.

Em 2022 este espaço contou obras de beneficiação, ficando dotado de estruturas para o usufruto da área de forma segura, sustentável e confortável, promovendo o desenvolvimento de atividades e desportos aquáticos. Foi feita a melhoria dos acessos e do espaço envolvente, com parque de estacionamento, colocação de areia junto ao rio, abertura de um passadiço que permite chegar mais facilmente à praia, colocação de pavimento, ecoponto, entre outros.

Escrito por Brigantia.

Foto: Terras de Trás-os-Montes

Jornalista: 
Carina Alves