Começa hoje e estende-se até domingo o Festival D’ONOR

PUB.

Sex, 18/07/2025 - 15:36


A banda romena Fanfare Ciocarlia é uma das principais novidades na animação do festival transfonteiriço 

Começa hoje o Festival D’ONOR, na aldeia raiana de Rio de Onor, em Bragança. Esta é a sétima edição da iniciativa, que celebra a cultura portuguesa e espanhola, assim como o comunitarismo que caracteriza a aldeia, divida pela fronteira.

Ao longo de três dias, há música, tradição, gastronomia e experiências criativas.

O foco do festival é celebrar esta identidade mas, este ano, há uma novidade. A iniciativa conta com uma banda romena, adianta David Vaz, da Associação Montes de Festa, que organiza o evento. “Fanfare Ciocarlia é de facto uma conquista para o festival e uma prova de que a cultura consegue transpor qualquer fronteira. Nós propomo-nos a divulgar a cultura entre Portugal e Espanha, mas neste caso foi uma oportunidade única e temos a certeza que vai ser uma experiência enriquecedora”, frisa.

O festival começa hoje, às 20h, com o Baile do Gaiteiro, mas conta com muitas outras iniciativas, além dos concertos, como sendo, amanhã, à tarde, uma ronda de adegas. Uma festa que junta toda a aldeia e que atrai cada vez mais visitantes. “O espírito do Festival D’ONOR não se esgota em três dias. É uma aldeia inteira que se prepara durante o ano inteiro. São pessoas da diáspora, naturais daquela aldeia, que estejam onde estiverem, passam o ano inteiro a pensar no festival, no que vão fazer no festival ou na Ronda das Adegas. Este evento coloca a aldeia a fervilhar durante o ano inteiro”, destaca.

Um festival que se espera que continue a dignificar a cultura da aldeia. “O festival tem muitas pernas para andar. Se soubermos manter este caminho, o espírito que nos inspira do comunitarismo, desta vida que se viveu e ainda se vive em Rio de Onor. É o último reduto do comunitarismo”, sublinha.

O Festival D’ONOR começa hoje e termina no domingo. Conta com campismo grátis.

Jornalista: 
Carina Alves