Qui, 31/07/2025 - 09:09
O Parque Natural regional do Vale do Tua e o município de Montalegre reúnem condições para certificar os Percursos Pedestres a nível europeu.
A iniciativa partiu da empresa de turismo e consultoria, Portugal NTN, que promoveu, ao longo de três dias, uma formação intensiva ministrada por formadores da Federação Europeia de caminhadas que atribuiu um selo aos percursos do Parque Natural Regional do Vale do Tua e do Município de Montalegre.
Segundo João Neves, sócio-gerente da PORTUGALNTN, esta certificação é o primeiro passo para uma que estes percursos pedestres façam parte “dos melhores percursos da europa”.
“Certifica caminhos de um dia, ou seja, até aos 25 km e caminhos longos, ou seja, caminhos em que tem que se fazer vários dias, como a Fátima ou Santiago de Compostela. Esta certificação aposta na qualidade do caminho, tem que ter uma beleza natural, pontos de interesse muito importantes e têm que ser muito sustentáveis. Esta certificação vai nos permitir, no futuro, preparar melhor os produtos onde estamos a trabalhar”, explicou
Esta certificação vai também permitir potenciar o território e atrair mais turistas.
“Vai cair num nicho de mercado que procura os melhores caminhos de toda a Europa. Este certificado atrai mais turistas e turistas mais especializados, ou seja, pessoas que fazem isto com um ritmo diferente. Isto vai trazer um fluxo mais contínuo de turistas e outros tipos de turistas de toda a Europa”,frisou.
João Neves adiantou ainda que os técnicos europeus examinaram os trilhos a vários níveis, com critérios objetivos e definidos que permitem a medição da atratividade dando-lhes credibilidade a nível europeu.
Em Portugal, a homologação dos trilhos é feita pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP), e todos os percursos da Portugal NTN estão homologados. A empresa passa agora a reunir condições para certificar os Percursos Pedestres a nível europeu. Esta certificação emitida pela Federação Europeia de Caminhadas tem validade de três anos e, atualmente, Portugal conta com três rotas longas e uma de curta distância certificadas.
Escritos por Brigantia.