PUB.

Oito pontos negros nas estradas do distrito de Bragança foram solucionados

PUB.

Qua, 02/04/2008 - 09:18


Há oito pontos negros nas estradas do distrito de Bragança, 16 no de Vila Real. Os números são apresentados pela última edição da Revista Deco/Proteste que apresenta os resultados de um projecto lançado em 2006. Vias e passeios degradados são as principais denúncias dos utentes.

No distrito de Bragança as entidades responsáveis deram resposta a todos os casos apresentados pela Deco tendo sido todos resolvidos. O mesmo já não se pode dizer do distrito de Vila Real.Em Maio de 2006, a Deco lançou o projecto “Vamos acabar com os pontos negros nas estradas”.

 

Os cidadãos eram convidados a denunciar as deficiências na via publica através de um formulário disponível na página web da associação do consumidor. A degradação do pavimento, das bermas e dos passeios está no topo dos principais defeitos apontados nas estradas. Os utentes queixam-se ainda da ausência de sinalização e de mecanismos para reduzir a velocidade nas localidades.

 

A falta de passeios ou de passadeiras bem como a sinalização errada ou desadequada são outros defeitos descobertos. No distrito de Bragança foram denunciados oito pontos negros, sendo que todos foram resolvidos.

 

Segundo a última edição da Revista Deco/Proteste nenhum destes casos está à espera de resolução e as entidades competentes deram resposta a todos os casos denunciados. Uma situação apontada como exemplo pela Associação de Defesa do Consumidor que só é verificada também nos Açores, onde há mais quatro pontos negros do que no distrito de Bragança.

 

No distrito de Vila Real, os utentes das estradas denunciaram 16 pontos negros dos quais 87% já foram resolvidos. A Deco ainda está à espera de resposta de 13% dos casos, nomeadamente das câmaras de Chaves e de Vila Real. Situações que também estão à espera de solução.