Empresa de Mirandela pioneira no tratamento de resíduos

PUB.

Sex, 20/11/2009 - 10:49


  Uma empresa de Mirandela vai ser a primeira do país, a ter uma linha de triagem de resíduos completamente automatizada.

A Mirapapel, que opera no campo da gestão dos resíduos dos distritos de Bragança e Vila Real, viu ser aprovada e comparticipada pelo QREN, uma linha de triagem por leitura óptica.

Um investimento de um milhão e meio de euros que deve estar pronta a funcionar dentro de três meses.

Esta empresa transmontana já não tem capacidade efectiva de triagem dos resíduos que recebe dos distritos de Bragança e Vila Real, pelo que José Policarpo, proprietário da Mirapapel, decidiu candidatar um projecto arrojado que teve aprovação no âmbito do quadro de referência estratégico nacional para automatizar a linha de triagem, que vai permitir aumentar oito vezes a sua capacidade de produção.

“Ou seja, já não temos capacidade de triagem dos resíduos que estamos a receber. Com o aumento que temos tido todos os anos, a solução não passa pela mão de obras mas pela automatização. Por mais pessoas que ponhamos na linha, não conseguimos ter capacidade de triagem para a quantidade de resíduos que temos.”

Este investimento a rondar o milhão e meio de euros vai não só permitir a continuidade dos 24 postos de trabalho actuais, mas também criar mais alguns postos de trabalho especializados.

“Manter os que temos e talvez contratar alguns postos com mais formação. O que vamos montar é essencialmente informática, que vai precisar de técnicos especializados. Gente não qualificada já temos para o trabalho pesado. No futuro, as contratações terão de ser com pessoas mais especializadas.”

Um investimento arrojado numa altura de crise económica mundial, que também afectou o sector dos resíduos. José Policarpo explica como foi possível, até agora, gerir esta situação e mostra-se confiante no futuro.

“Tem-se reflectido em todos os sectores, até no dos resíduos porque a procura dos materiais que preparamos é muito menor e os presos caíram. O que fizemos este ano foi manter a empresa a funcionar e esperar que a crise passe. Neste momento temos um stock como nunca tivemos.”

A Mirapapel está sediada em Mirandela é especialista na recolha, triagem e na valorização de resíduos de papel, vidro, plástico, sucatas, pneus, cabos eléctricos, pilhas, resíduos de equipamentos eléctricos e electrónicos, óleos alimentares, madeiras e biomassa para valorização e reciclagem.

Uma empresa de Mirandela será a primeira do país a ter uma linha de triagem completamente automatizada, fruto de um investimento de um milhão e meio de euros que estará pronta a funcionar em Fevereiro de 2010.

Escrito por CIR