Ter, 02/12/2025 - 10:13
Catarina Dias sagrou-se, na passada sexta-feira, campeã do mundo de Kickboxing WAKO, na categoria K1 -70Kg, em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Em entrevista à rádio Brigantia e ao jornal Nordeste, a atleta do Ginásio Clube Mirandelense, conta que esta vitória foi o cumprir de um sonho, seja pelo seu percurso, ou pelo facto de a modalidade em Portugal ainda não ser apoiada como gostaria.
“Esta vitória significou um sonho realizado, porque desde que frequento a alta competição e represento Portugal, um dos meus sonhos era subir ao pódio num campeonato do mundo, porque nesses tipos de campeonatos só estão os melhores dos melhores, principalmente as atletas da minha categoria. Elas são muito valorizadas nos países delas, são todas atletas de alta competição, fazem disto o seu próprio rendimento diário. Nos países delas são, neste caso, pagas para representar o país e enquanto nós aqui em Portugal isso ainda é impossível”, disse Catarina Dias.
A atleta do Ginásio Clube Mirandelense considera que, com este feito histórico, poderá ser uma inspiração para atletas mais novos que têm o sonho de chegar longe nesta modalidade.
“Eu não tenho dúvidas disso, por todos os motivos, porque é assim, nós seguimos sempre uma linhagem, isto dependendo do desporto. Neste caso do kickboxing eu sigo uma linhagem e a atleta que defrontei agora na final, era uma atleta que eu quando olhava para ela, sonhava em ser assim, porque ela tinha sido várias vezes campeã do mundo, era muito resiliente ao desporto, e agora chegar eu ao topo do mundo, jogar com ela e vencê-la, sinto que posso ser uma inspiração. Já muitos delas dizem-me diretamente por mensagens que sou uma inspiração”, contou.
A atleta natural de Gralhós, concelho de Montalegre, mas que representa o Ginásio Clube Mirandelense, há mais de uma década, termina em beleza um ano de sonho depois de já ter conquistado a medalha de ouro nos World Games.
A entrevista a Catarina Dias estará disponível na próxima edição do Jornal Nordeste, que vai para as bancas, esta quarta-feira.
Escrito por rádio Brigantia




