Atletismo: Clube Amador de Mirandela reactiva secção de atletismo

PUB.

Ter, 24/01/2023 - 11:11


O Clube Amador de Mirandela (CAMIR) vai reactivar a modalidade que foi uma das principais referências na sua história de 40 anos de vida, mas que há cinco anos estava desactivada.

A confirmação do regresso do atletismo chega pelo próprio presidente do clube. “Já procedemos à filiação na Federação Portuguesa de Atletismo, através da Associação de Atletismo de Bragança, que era a nossa pretensão desde que esta direcção tomou posse, depois de também termos reactivado o xadrez, após a pandemia”, referiu Paulo Afonso.

O dirigente lembrou que o atletismo sempre foi uma grande modalidade do clube. “Temos grandes nomes associados à prática do atletismo no CAMIR como são os casos do Paulo Machado, do Hilário Ramos ou de António Ferreira e era prioritário reactivar esta modalidade”, adiantou.

Para já, o objectivo passa por captar jovens atletas oriundos do desporto escolar e só mais tarde é que o CAMIR pretende avançar para a competição. “Primeiro vamos fazer uma ligação estreita com o desporto escolar, nomeadamente na marcha, no salto em comprimento, no salto em altura, numa vertente mais formativa e depois, se assim se proporcionar, é que vamos para a parte competitiva”, afirma.

Actualmente, o clube conta apenas com a secção de xadrez, mas depois do regresso do atletismo, Paulo Afonso não coloca de parte a possibilidade de o CAMIR vir a abraçar novas modalidades. “É o momento certo para avançarmos para outras modalidades.

Começamos pelo atletismo, mas podem seguir-se outras que quer a sociedade, quer grupos de prática informal entendam, e se houver praticantes de outras modalidades que precisem de apoio, estamos cá para isso porque o CAMIR é um clube de modalidades não só de xadrez e atletismo, e a história fala por si, porque sempre teve várias modalidades ao longo da sua história e pretendemos que a médio longo prazo volte a fazer justiça a essa história”, contou.

Fundado em Julho de 1982, o CAMIR já teve na sua história as modalidades de atletismo, xadrez, hóquei de campo e sala, beach tennis, montanhismo e BTT.

Escrito por Rádio Terra Quente (CIR - Cadeia de Informação Regional)