Altas temperaturas deixam distritos de Bragança e Vila Real sob aviso vermelho

PUB.

Seg, 04/08/2025 - 08:49


Também Viana do Castelo, Porto e Braga estão sob o mesmo aviso.

Os distritos de Bragança e Vila Real encontram-se, hoje, sob aviso vermelho, o mais grave da escala, devido à persistência de valores extremamente elevados da temperatura máxima.

Também Viana do Castelo, Porto e Braga estão sob o mesmo aviso.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a temperatura máxima para Bragança é de 39 a mínima 17. Já em Vila Real os termómetros oscilam entre os 39 e os 21. 

Além disso, quase todos os concelhos dos dois distritos estão em risco máximo de incêndio rural, o nível mais grave na escala.

Recordo-lhe que o Governo declarou, sábado à tarde, situação de alerta para todo o território português, com início na madrugada de domingo e término às 23h59 de quinta-feira. A medida decorre do agravamento das condições meteorológicas previstas pelo IPMA e tem como objetivo reforçar a prevenção e o combate a incêndios rurais.

Por isso, a Proteção Civil impõe um conjunto de medidas. Entre as principais restrições estão a proibição de acesso, circulação e permanência em espaços florestais, bem como nos caminhos florestais e rurais. Está também proibida qualquer realização de queimadas e queimas, mesmo as que já tinham sido previamente autorizadas.

Ficam igualmente proibidos os trabalhos com maquinaria em espaços florestais e zonas rurais que impliquem risco de ignição, como motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, assim como o uso de máquinas com pá frontal. É ainda suspensa qualquer utilização de fogo-de-artifício e pirotecnia, independentemente da forma de combustão.

Rádio Brigantia. 

Jornalista: 
Cindy Tomé