Ter, 22/07/2025 - 13:15
Os trabalhadores da Faurecia, empresa sediada em Bragança, estão em greve. O objetivo da paralisação é reivindicar melhores salários e condições de trabalho, contam os trabalhadores:
“Eles têm sempre lucro e é graças a nós, é do nosso corpo que está a sair o lucro que eles têm. E o salário não acompanha esse lucro”, contou uma trabalhadora.
Outro trabalhador comentou que o “sindicato tentou negociar mas a administração corta sempre essas negociações. Isto não é só para os operadores que estão lá dentro, é para todos. Por isso, acho que temos de ser ouvidos todos os dias”, disse.
A paralisação foi convocada pela SITE-NORTE, o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Norte, afiliado à CGTP.
Miguel Ângelo, coordenador da Site, afirma que o caderno reivindicativo apresentado no ano passado não foi atendido o que levou os trabalhadores a decidir avançar com a paralisação.
Ainda segundo o coordenador, a Faurecia tem registado lucros crescentes, alcançando 18 milhões de euros em 2024. A empresa, que emprega cerca de 450 pessoas em Bragança, faz parte do grupo francês Forvia, com mais seis fábricas em Portugal. Hoje, os trabalhadores concentraram-se em frente à fábrica, protestando contra a nova administração por não negociar aumentos salariais. Se a situação não for resolvida, o sindicato já anunciou uma nova paralisação para o dia 21 de agosto.
Escrito por Brigantia.