Ter, 22/07/2025 - 10:16
A recriação do ciclo do pão e a música tradicional voltam a ser motivo de festa, a partir de sexta-feira, em Palácios, no concelho de Bragança, no Lombada – Festival de Música e Tradição.
O objetivo da iniciativa é preservar as tradições e dá-las a conhecer aos mais novos, ajudando também a que os mais velhos revivam outros tempos.
Bruno Aliste, presidente da Associação Cultural e Ambiental de Palácios, que organiza o festival, diz que este ano se apostou mais a nível musical, uma vez que a iniciativa celebra 25 anos. “É um número redondo, que queremos assinalar e comemorar de forma mais evidente, mais vincada, através de todo o trabalho que temos vindo a desenvolver até hoje. A estrutura do festival realmente é sempre a mesma e queremos manter a essa estrutura. Este ano, apostamos mais em grupos de renome, como por exemplo os Galandum Galundaina e de Espanha o Paco Dias”, sublinhou.
As pessoas da aldeia juntam-se para mostrar como se faz a segada e a malha, cozem o pão e tocam gaita-de-foles. A iniciativa atrai visitantes de vários pontos do país e de Espanha, mas também filhos da terra que vivem fora.
Luísa Preto, presidente da União de Freguesias de São Julião de Palácios e Deilão, assinala que o festival tem uma grande importância no que toca à preservação de tradições de outros tempos. “É fazer reviver aquilo que fomos e ainda somos, mas já não com tanta intensidade, porque hoje em dia já não há cereal, praticamente, já quase ninguém cega nem semeia, mas ainda há, só que a colheira é feita com máquinas e os nossos jovens não sabem como era antigamente”, frisou.
Raúl Tomé, o grande impulsionador do festival, durante vários anos, assinala que graças ao festival, a música tradicional ganhou um grande impulso. “Na região havia três gaiteiros, hoje há mais de vinte. O mesmo acontece com os tocadores de caixa, bombo, realejo e acordeão. Há grupos já formados e há uma escola de gaiteiros. Este ano, vamos ter os Galandum Galundaina. Um grupo que começou a fazer este festival, nessa altura estava também a iniciar e hoje tem a uma grande projeção. Fico também contente pela Associação Cultural, Recreativa e Ambiental de Palácios que contribuiu para que a parte musical e o ciclo do pão se preservem e se revivam, destacou.
O festival começa na sexta-feira e decorre até domingo, na aldeia de Palácios. Conta com os Galandum Galundaina e a Orquestra Popular Tradibérica, assim como com Ambria Ardena.