PUB.

Município de Macedo de Cavaleiros e Instituto Jean Piaget avançam para trazer ensino superior ao concelho

PUB.

Ter, 29/07/2025 - 09:19


O intuito deste protocolo, segundo Benjamim Rodrigues, é fixar as pessoas no concelho

Foi apresentada, sexta-feira, uma proposta de protocolo a ser celebrado entre o Instituto Jean Piaget e o Município de Macedo de Cavaleiros. 

O intuito, conforme explica o autarca de Macedo de cavaleiros, Benjamim Rodrigues, é fixar as pessoas no concelho.

“As bolsas, neste momento, apenas estão atribuíveis ao ensino público e nós queremos criar a possibilidade de apoiar também os alunos que vão para instituições de ensino privado. Como vocês sabem, o ensino privado comporta outros gastos, para além disso, para nós, em termos de economia familiar, preferimos apoiar as famílias e ter os seus filhos em casa do que estarmos a apoiar com bolsas para estarem a estudar em Lisboa ou no Porto. Queremos que eles se fixem aqui no concelho.”

Benjamim Rodrigues explicou que esta é “apenas uma proposta de protocolo” que “ainda irá a reunião de câmara para aprovação”. No entanto frisou que o município dispõe de “três ou quatro vertentes” que poderão ser benéficas para o instituto.

Também o presidente do Presidente do Instituto Politécnico Jean Piaget, António Oliveira Cruz, vê esta proposta de protocolo com bons olhos. Para António Oliveira Cruz “Macedo vai desenvolver-se mais com a presença do Instituto”.

A data de assinatura do protocolo ainda não foi definida, uma vez que a proposta precisa de ser aprovada em reunião de Câmara. No entanto, o acordo entre o Instituto Piaget e o Município de Macedo de Cavaleiros promete impulsionar o Ensino Superior na região, trazendo benefícios diretos para o desenvolvimento económico e social do concelho.

Escrito por Briganta.

Jornalista: 
Cindy Tomé