Qua, 23/07/2025 - 16:33
Foi assinado, esta manhã, o protocolo que dará luz verde ao estudo do corredor ferroviário Porto-Zamora e que passará pela região.
O presidente da Comunidade Intermunicipal - Terras de Trás-os-Montes, Pedro Lima, defende que a linha de alta velocidade é essencial para Portugal e destaca que é urgente acabar com os centralismos. “Portugal precisa de se tornar inteiro e deixarmos de ter interiores, exteriores, litorais, porque Trás-os-Montes está no centro de uma enorme região e é preciso ter visão para isso. Finalmente, este governo teve a coragem e a determinação de dar início aos estudos para que depois se dê o segundo passo. Este é o primeiro passo de muitos, com certeza”.
O projeto do estudo tem um prazo de execução de dois anos e meio e será desenvolvido pela Infraestruturas de Portugal e pela CCDR-Norte. Há diferença do estudo que foi elaborado, em 2021, pela Associação Vale d'Ouro, este está a ser desenvolvido, pela primeira vez, pelo governo, adianta o ministro das infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.
“É um passo importante. Sinalizámos de uma forma clara, colocámos isto como uma prioridade e, portanto, em conjunto com a CCDR-N e com a CIM, vamos desenvolver todos os estudos necessários para avaliar aquilo que é a melhor solução, aquilo que é a viabilidade desta solução. Este é um distrito que há 33 anos que não tem acesso à ferrovia. É a primeira vez que o Estado está a desenvolver de forma concreta um estudo. Se não fizermos os estudos, se não fizermos os projetos, não teremos obra. E, portanto, promessas de datas, promessas de proclamações que ficam perdidas no tempo, já estamos todos fartos”, frisou.
Segundo o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), António Cunha, a linha vai transformar o paradigma económico da região, aumentando a atratividade para investimentos e turismo.
O estudo é a primeira fase do projeto e está orçado em um milhão e meio de euros, com um prazo de execução de dois anos e meio. Os prazos para as próximas fases ainda estão por definir. O Plano Ferroviário Nacional, aprovado em abril em Concelho de Ministros, encarregou a Infraestruturas de Portugal a avaliação de investimento ferroviários prioritários entre os previstos, a ligação Bragança-Zamora é uma das ligações prioritárias deste plano, assim como Aveiro-Salamanca e Faro – Huelva.
Escrito por Brigantia.