Fotografia alusiva aos caretos de Grijó de Parada vence concurso da Fundação Caixa CA

PUB.

Ter, 21/03/2023 - 09:03


Paulo Nunes é o grande vencedor do concurso de fotografia “De Montesinho ao Douro: Gentes e Paisagens”

O desafio foi lançado pela Fundação da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Douro.

Natural de Lisboa, mas com família no concelho de Bragança, Paulo Nunes, que ganhou 2500 euros com a fotografia “Luz de Natal”, assume que a região é muito apelativa no que toca à arte de fotografar. “A minha família é de Guadramil e eu costumo vir aqui na altura das Festas de Santo Estevão e de Reis. Estou a fazer um projecto sobre esta temática. Tirei esta fotografia em 2018 e submetia e ganhei. É uma fotografia em que estão dois caretos de Grijó de Parada e os mordomos da festa numa adega”.

As fotografias deviam ser ilustrativas dos oito concelhos da área de abrangência da fundação: Bragança, Mirandela, Macedo de Cavaleiros, Vinhais, Alijó, Valpaços, Murça e Sabrosa.

Esta foi a primeira edição do concurso, mas a ideia é que continue, segundo esclareceu a presidente do Conselho de Administração da fundação, Cândida Braz. “Houve algumas dezenas de fotografias. O valor monetário era muito interessante para uma primeira edução de um concurso de fotografia. Penso que será uma iniciativa para continuar. Tudo que seja para promover o interior, gentes, paisagens naturais e toda a parte etnográfica é o objectivo da fundação”.

A fundação também tem tentado chegar a várias áreas de intervenção. Desta vez apostou na parte cultural.

No total, houve três participantes a receber prémios monetários. O primeiro recebeu 2500 euros, o segundo 1500 e o último levou mil euros para casa.

A Fundação da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo do Alto Douro prevê, com as fotografias, organizar uma mostra ou até mesmo lançar um livro.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves