14 clubes da A.F. Bragança certificados pela Federação Portuguesa de Futebol

PUB.

Qua, 02/06/2021 - 11:27


No futebol, A.D. Paredes, G.D. Mirandês e S.C. Mirandela foram reconhecidos, pela primeira vez, como Entidades Formadoras Certificadas. No futsal, Macedense e SC Moncorvo também se estreiam nas certificações.

Já são conhecidos os resultados do processo de certificação da Federação Portuguesa de Futebol, relativos à época 2020/2021.

No futebol, o Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros manteve as 4 estrelas e é mesmo o emblema da A.F. Bragança mais cotado na certificação.

Quanto ao Grupo Desportivo de Bragança manteve as 3 estrelas. Os brigantinos estiveram muito perto de voltar a atingir o estatuto de 4 estrelas, à semelhança do que aconteceu na temporada 2018/2019, mas faltou cumprir um critério. “Apesar de termos garantido a pontuação para as quatro estrelas, ficámos com as três estrelas porque não cumprimos um requisito obrigatório, que é ter um director de departamento clínico com especialidade em medicina desportiva”, explicou Rafael Nascimento, responsável pelo processo.

“A certificação é o processo mais importante e, se calhar, mais revolucionário do futebol português. Todos os clubes que querem estar mais ou menos organizados têm que ter um processo de certificação de acordo com aquilo que são as exigências da Federação Portuguesa de Futebol e de acordo com aquilo que é a sua realidade”, salientou.

No futebol há mais quatro clubes que voltaram a ser reconhecidos como Entidades Formadoras Certificada 3 estrelas, Escola Crescer, ADSP Vale do Conde, GD Moncorvo e Montes Vinhais.

O destaque vai para o Grupo Desportivo Mirandês, AD Paredes e S.C. Mirandela que pela primeira são reconhecidos como Entidades Formadoras Certificada 3 estrelas.

No futsal, o CSP Vila Flor voltou a receber as 3 estrelas neste processo de certificação. Emílio Almendra, responsável do clube, fala de um “objectivo cumprido”. “Era importante mantermos a certificação. Foi um esforço grande, mas conseguimos”, destacou.

O próximo passo é apostar no futsal feminino de formação para chegar às 4 estrelas. “Atingimos as 3 estrelas, que era o patamar máximo, uma vez que não temos equipas femininas nas camadas jovens. É o objectivo apostarmos na formação no feminino”.  

Também foram certificados com 3 estrelas o Alfandeguense e pela primeira vez o Grupo Desportivo Macedense.

Quanto ao SC Moncorvo, também pela primeira vez, e Santo Cristo foram reconhecidos como Centros Básicos de Formação de Futsal.

No total foram certificados, no que diz respeito à temporada 2020/2021, 14 clubes, futebol e futsal, da AF Bragança, mais cinco em relação à época 2019/2020.

 

 

Jornalista: 
Susana Madureira