PUB.

Regras simplificadas para produtos regionais

PUB.

Seg, 04/08/2008 - 14:47


O fumeiro de Vinhais pode vir a beneficiar com a simplificação de regras para a produção de produtos regionais. O Governo está a suavizar as regras aplicadas pelos inspectores da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica de forma a melhorar a sobrevivência de produtos tradicionais portugueses.    

Algumas das medidas passam pela dispensa de licenciamento de instalações artesanais, sendo que as matanças também ficam mais facilitadas.

Carla Alves, da Associação Nacional de Criadores de Suínos de Raça Bísara, considera que já era tempo de o Governo olhar para estes produtos com outros olhos. “É importante porque não conseguimos aplicar exigências em pequenos produtores como acontece na grande indústria e muitos deles podiam até correr o risco de desaparecer” afirma a responsável acrescentando que “este fumeiro é produzido em pequenas unidades e estamos a falar de cerca de três mil quilos de matéria-prima transformada e nesta situação não se pode aplicar as mesmas exigências do que às grandes unidades”.

 

Além disso, Carla Alves lembra que grande parte dos enchidos do Fumeiro de Vinhais já tem Denominação de Origem Protegida.

Por isso, a simplificação das regras é uma mais valia porque “também estamos a falar de produtos que têm protecção comunitária, são produtos de qualidade que importa preservar”.

 

A secretária técnica da ANCSUB salienta que apesar de alguns produtores não compreenderem as regras da segurança alimentar, os produtos sempre foram seguros. “São produtos que se mantém no mercado há décadas, mas agora podem ser feitos sem medo” refere, acrescentando que “as regras são muito complexas e muitas das pessoas que estão a fazer estes produtos não têm muita formação que lhes permita compreender estes processos ligados à segurança alimentar”.

 

Esta iniciativa governamental de simplificar as regras para os produtos regionais surge após queixas apresentadas por produtores e várias polémicas envolvendo a ASAE.