Sex, 24/10/2025 - 09:03
É já amanhã, na Praça da Sé que decorre mais uma edição da iniciativa “Pão Solidário- Um pão por um Euro”.
No âmbito do Outubro Rosa e o Mundial da alimentação e do pão, que se assinalou dia 16 de outubro, A Padaria de Gimonde e a Moagem do Loreto voltam a unir forças e associaram-se como já é habitual, à Liga Portuguesa contra o Cancro.
O objetivo da iniciativa é só um. Vender, os cerca de mil pães produzidos pela padaria com a farinha da moagem, pelo valor simbólico de um euro, para que o valor final angariado seja doado à Liga.
Elisabete Ferreira, responsável pela padaria, explica que o propósito é associar um alimento que “nos acompanha há milhares de anos” a uma causa “nobre”. “O pão faz parte da nossa vida há milhões de anos, associá-lo a uma causa tão nobre, foi esse o propósito, até porque o mês de Outubro é um mês dedicado à alimentação e o Dia Mundial do Pão celebra-se às 16 de Outubro. Foi juntar duas causas para que também se fale e que sensibilize as pessoas da importância de termos também a nossa responsabilidade social e poder contribuir”, disse.
Há semelhança de outras edições, este ano o pão é feito a partir de farinha de beterraba. Uma forma de homenagear o Outubro Rosa e de impulsionar o consumo variado e mais nutricional de pão.
A iniciativa “Pão Solidário - Um pão por um Euro”, realiza-se sábado, na Praça da Sé em Bragança, junto à delegação da liga.
Escrito por Brigantia.




