PUB.

Semana Santa de Bragança com programação reforçada e aposta em afirmação turística

PUB.

Qua, 18/02/2026 - 10:02


A Semana Santa de Bragança apresenta-se reforçada, este ano, com novas propostas culturais e maior envolvimento institucional, apostando na afirmação da celebração como referência religiosa e turística

A programação mantém o núcleo litúrgico tradicional, mas alarga-se a outras iniciativas abertas à comunidade e aos visitantes, explica o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Bragança, Duarte Fernandes. “O desafio foi feito o ano passado à Câmara Municipal, eles já nos apoiavam logisticamente, mas fizemos o desafio de estender a Semana Santa para outras atividades extra-religiosas. O ano passado foi um primeiro ano, achámos que correu bem e este ano continuamos com o desafio com a Câmara Municipal e vamos ter atividades para além do programa religioso, nomeadamente um curso de fotografia, vai haver um concerto e visitas no âmbito do turismo religioso.”

A Semana Santa é organizada pela Santa Casa da Misericórdia de Bragança, em parceria com a Unidade Pastoral Senhora das Graças e com o município. Conta com o Encontro de Grupos de Encomendação das Almas e um Concurso de Fotografia, que convida profissionais e amadores a captar a vivência e a identidade desta “Semana Maior”, e a ideia é criar maior dinamismo social e económico. “Aliarmos a parte religiosa também à parte social, de maneira que a cidade também viva isto para além do religioso, que haja um dinamismo no aspeto económico, no aspeto do turismo, das pessoas que nos possam visitar, para que as pessoas estejam mais envolvidas. Se há pessoas que não têm uma matriz tão religiosa, mas se houver outra atração qualquer que as faça vir à cidade, provavelmente depois também aproveitam e fazem a vivência religiosa nas cerimónias que nós temos durante a Quaresma.”

O provedor acredita que entre os visitantes estarão, certamente, muitos espanhóis. “Em Zamora têm uma tradição muito forte em termos de Semana Santa, no entanto, tenho a percepção que mesmo assim e mesmo durante o ano nós verificamos que há muita gente daqui dos nossos vizinhos espanhóis que nos visitam na altura das festividades, seja no Carnaval, seja na Páscoa. Eu tenho essa noção enquanto cidadão que nessas épocas festivas e às vezes fins de semana temos gente de Espanha que vem aqui a Bragança e fica um dia, dois dias.

A presidente da câmara de Bragança, Isabel Ferreira, adiantou que houve reforço do apoio municipal, aprovado em reunião de executivo, no valor de oito mil euros, porque há interesse em reforçar as atividades ligadas à iniciativa. “É um período muito importante do ponto de vista religioso, mas também um período em que Bragança pode e deve receber muitos turistas e visitantes, e por isso também temos todo o interesse em que durante esse período haja uma oferta cultural e recreativa que permita que esses visitantes possam desfrutar do nosso concelho.”

Além das celebrações centrais, como a Via Sacra, a Procissão do Enterro do Senhor e o Tríduo Pascal, regressa a Semana Gastronómica do Bacalhau, dinamizada pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Bragança, e o “Sábado na Praça”, com produtos típicos da Páscoa, nomeadamente os folares. Haverá ainda visitas guiadas gratuitas pelo centro histórico.

Escrito por rádio Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves