Sex, 06/02/2026 - 08:26
A precipitação registada nos últimos dias em Portugal provocou um aumento considerável dos caudais dos rios e, por isso, segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Terras de Trás-os-Montes, é expectável que os caudais lançados no rio Douro, pelos seus afluentes, se mantenham elevados nos próximos dias.
Assim, as autoridades alertam para vários efeitos que podem vir a verificar-se, nomeadamente inundações em zonas urbanas devido à acumulação de águas pluviais, cheias provocadas pelo transbordo de cursos de água e ribeiras, instabilidade de vertentes com risco de deslizamentos e derrocadas, bem como o arrastamento de objetos para as vias rodoviárias. O piso escorregadio e a formação de lençóis de água constituem também riscos acrescidos para a circulação.
Face a este cenário, a Proteção Civil recomenda a retirada de equipamentos agrícolas, viaturas e outros bens das zonas normalmente inundáveis e a salvaguarda dos animais em locais seguros. Pede ainda que se evitem atravessamentos de estradas submersas, quer a pé quer de viatura. É igualmente aconselhado evitar atividades junto às linhas de água, sobretudo em áreas com histórico de inundações.
O Comando Sub-Regional das Terras de Trás-os-Montes, em articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente, os serviços municipais e os agentes de Proteção Civil, vai acompanhar a evolução da situação e apela à população para que se mantenha informada através dos órgãos de comunicação social e das entidades oficiais.
Escrito por rádio Brigantia





