Sex, 23/01/2026 - 10:00
A Depressão Ingrid está a alterar a normalidade no distrito de Bragança. Neste momento a atividade letiva foi suspensa, as escolas rurais encerraram, os transportes urbanos foram suspensos e as autoridades recomendam que sejam evitadas deslocações, alerta a Presidente da Câmara Municipal de Bragança, Isabel Ferreira.
“Que as escolas das freguesias rurais e da Vila da Izeda estão encerradas. As escolas da cidade vão permanecer abertas, mas têm atividade coletiva só para acolher os alunos que necessitem”, disse acrescentando que as estradas não estão cortadas mas que “os transportes urbanos nas zonas rurais não irão funcionar, porque é impossível assegurar a circulação em segurança em toda a extensão das nossas linhas, mas estamos com trabalhos em curso de limpeza e desobstrução das vias e estamos a fazê-los de forma faseada e prioritária e as previsões são de agravamento”, disse.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou o distrito sob alerta laranja devido à queda de neve, com previsão de agravamento do mau tempo nas próximas horas.
Por agora o IPMA mantém a previsão de queda de neve acima de 600/800 metros, com acumulação até 20 cm acima dos 1000 m.
O aviso estará em vigor durante 24 horas, tendo entrado à meia-noite de hoje, e prolonga-se até à meia-noite de amanhã.
À semelhança de Bragança, também Castelo Branco e Guarda estão sob aviso laranja.
No resto do país, há 5 distritos em alerta vermelho devido ao frio e à queda de neve, 6 sob aviso amarelo mas devido à agitação marítima e apenas Évora e Santarém não estão sem nenhum aviso.
Perante este cenário, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil apela a cuidados redobrados na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, devido ao risco de queda de ramos ou queda de árvores provocada pelo vento forte.
As autoridades aconselham ainda especial atenção na circulação junto da orla costeira e em zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos, recomendando que seja evitada a permanência nesses locais durante este período de mau tempo.
Escrito por Rádio Brigantia.





