Festival do Butelo e das Casulas e "Mascararte" preservam tradições de inverno em Bragança

PUB.

Qui, 05/02/2026 - 11:35


Entre 12 e 17 de fevereiro, Bragança prepara-se para receber dois eventos, que marcam este mês, o “Tradições de Inverno: Butelo, Casulas & Caretos” e a “Mascararte – XII Bienal da Máscara”.

Por esta altura na região, a tradição manda que o butelo e as casulas enfeitem as mesas enquanto os mascarados saem à rua com os chocalhos. Por Bragança, os preparativos já começaram com a apresentação do Festival “Tradições de Inverno – Butelo, Casulas e Caretos”.

A autarca de Bragança, Isabel Ferreira, destacou o crescimento “significativo” do festival dedicado a valorizar a gastronomia transmontana. O evento contará com 54 expositores, mais 12 do que na edição anterior. Assim como um crescimento da área em 725 m², distribuída com espaços de exposição, restauração e Showcooking. “Queria destacar também que estes expositores que virão, muitos são do concelho de Bragança, mas também de toda a sub-região de Trás-os-Montes, o que afirma também a importância e a dimensão regional deste evento para a promoção dos nossos produtos endógenos”.

Isabel Ferreira adiantou ainda que, este ano, o investimento do município ronda os 170 mil euros. “É uma estimativa, porque depende daquilo que concretizarmos ou não concretizarmos. E o impacto, temos que o avaliar depois no final do evento, mas certamente muito grande, porque é um evento que atrai muitas pessoas, que impacta também no dinamismo das pessoas que não vêm de fora, mas que aqui vivem, porque é transversal, como eu disse, tem atividades para todas as idades”.

À semelhança das edições anteriores, este festival decorre na Praça Camões entre os dias 13 a 17 de fevereiro.

Em simultâneo, e ainda que por pura coincidência, a cidade acolhe, entre os dias 12 a dia 18 de fevereiro a bienal “Mascararte”. Com o tema “máscaras e símbolos de identidade”, António Tiza destacou que a exposição é composta por mascaras de cinco países. “Espanha, Estados Unidos, México e Peru. Ela foi pensada e realizada para integrar a bienal. Gostaria apenas de referir que nós próprios aqui na cidade beneficiámos desta evolução, deste trabalho de afirmação da máscara e dos rituais com máscara. De tal forma que a nossa tradição de Bragança, cidade, estava praticamente adormecida e neste tempo foi sendo recuperada”.

A presidente da Câmara Municipal, isabel Ferreira destacou que esta Bienal afirma Bragança como Capital Ibérica da Máscaras e destacou que ambos os eventos reúnem talento e artesanato, mas não só. “Afirmamos cada vez mais Bragança como capital ibérica da máscara. É muito importante destacar que hoje este evento reúne e cruza aquele que é o património imaterial, que é uma característica que se tem, que temos o privilégio de ter. Destaco a importância e a riqueza deste programa porque de facto reúne talento, artesanato, objetos identitários, a dimensão da criação artística e da investigação, mas também da cooperação territorial europeia, em particular a cooperação transfronteiriça, que tem uma expressão muito grande neste evento”.

Com Wokshops de máscaras, showcookings e, prometem ser dias de muito comida, artesanato e animação. O Festival Tradições de Inverno e a 12ª Bienal Mascararte vão decorrer em simultâneo, entre os dias 12 a 17 de fevereiro, em Bragança.

Escrito por rádio Brigantia

Jornalista: 
Cindy Tomé