Reflorestação das Arribas do Douro com a ajuda de crianças

PUB.

Qui, 18/11/2010 - 11:12


Reflorestar as zonas afectadas pelas barragens no Nordeste Transmontano através das crianças. Foi com esse objectivo que cerca de 40 alunos e professores da escola EB 2/3 de Sendim recolheram ontem sementes de plantas, naturais do planalto mirandês.

A iniciativa decorreu nas arribas do rio Douro, junto à albufeira da barragem de Picote, concelho de Miranda do Douro.

 As crianças são o futuro e é nelas que a natureza deposita toda a esperança.

A EDP tem em curso um projecto que visa distinguir as plantas da região, recolher as respectiva sementes e enviá-las para as estufas da empresa em Setúbal.

 

Vítor Batista, da direcção de Sustentabilidade da EDP, refere que esta iniciativa pretende criar sustentabilidade biológica através das crianças.

 

 “A lógica deste projecto é criar alguma sustentabilidade em questões biológicas e ambientais e ligá-las com este território.”

 No Outono de 2011 é chegada a altura da plantação.As plantas regressam ao seu habitat natural, onde serão replantadas e apadrinhadas pelos alunos.

 “As sementes aqui colhidas vão para umas estufas experimentais em Setúbal, vão geminar e crescer. Quando estiverem em condições ideais, serão transportadas para o local e plantadas com a ajuda das crianças. O apadrinhamento é para ver se ficam com um sentimento de pertença.”

 

Os alunos vão acompanhar todo o processo de crescimento da planta para depois serem eles mesmos a replantar a árvore. Na primavera de 2011, as mesmas crianças vão às estufas ver a germinação.

 

 “Vamos plantar as árvores e elas vão crescer”, diz uma aluna. Outro diz que vão “acompanhar o processo de crescimento, recolher sementes e depois replantá-las.”

 

 Cerca de 100 crianças dos concelhos de Mogadouro, Torre de Moncorvo e Miranda do Douro, abrangidos pelas barragens do Baixo Sabor, Picote e Bemposta, estiveram envolvidos nesta iniciativa de reflorestar as zonas envolventes dos novos projectos hidroeléctricos.

Escrito por CIR