PUB.

Oftalmologia reduz listas de espera

PUB.

Seg, 04/08/2008 - 09:06


O Centro Hospitalar do Nordeste foi escolhido para integrar a listas de hospitais que integram o Programa de Intervenção em Oftalmologia. Isso mesmo confirmou o Secretário de Estado da Saúde, no passado sábado, durante uma visita que efectuou à unidade de Mirandela.  

Manuel Pizarro revela que este programa, que decorre até 30 de Junho do próximo ano, pretende combater as listas de espera em oftalmologia, reduzindo para cinco meses a espera para uma consulta e para quatro meses o tempo máximo para aguardar por uma operação às cataratas.

 

“O que está em causa não é número de utentes inscritos na lista mas sim o tempo que as pessoas estão á espera e neste momento estamos já com médias mais razoáveis” afirma o governante. Ainda assim “queremos diminuir muito essas médias e fazer com que no final deste programa nenhum doente espera mais de quatro meses por uma cirurgia e mais de cinco meses por uma consulta” acrescenta Manuel Pizarro.

 

O Secretário de Estado da Saúde justificou esta escolha com o bom desempenho que aquela unidade já efectuou durante o ano passado, considerando até que nesta matéria, o distrito de Bragança é um exemplo que o resto do país deve ter em conta. “O esforço que aqui foi feito em 2007 conduziu a que praticamente estejam alcançadas as metas que nós propomos mas podemos ambicionar melhor e conseguir aqui um salto diferente que o conjunto do país só atingirá mais tarde” refere.

 

O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar do Nordeste, considera que as excelentes instalações do novo centro de cirurgia de ambulatório de Mirandela, inaugurado no mês de Abril, foram determinantes nesta escolha.

 Henrique Capelas revela que o contributo do centro hospitalar para este programa é fazer 350 cirurgias adicionais e mais 900 consultas. “Dada a recente inauguração do centro de cirurgia de ambulatório, tínhamos condições e por isso disponibilizámo-nos para fazer parte do programa” explica Henrique Capelas salientado que “aumentámos a nossa produção na ordem dos 20%, com mais 35º cirurgias e 900 consultas, sendo que o programa já começou há dois meses”. O presidente do conselho de administração adianta que “chegaremos ao final do ano com 30% a mais de cirurgias atingindo aos 40%”. 

Actualmente, na unidade de Mirandela estão mais de 400 utentes à espera de uma cirurgia em oftalmologia, que, em média, aguardam cerca de seis meses.

O tempo médio para uma consulta situa-se nos dois anos, que agora pode vir a ser reduzido para quatro meses.