Infarmed pede parecer à autarquia de Bragança para localização de farmácia

PUB.

Sex, 08/08/2008 - 08:01


  O Infarmed voltou a solicitar à câmara de Bragança um parecer sobre a melhor localização de farmácias na cidade. A Junta de Santa Maria, que reivindica uma unidade destas para a área da freguesia, estranha a situação.

 

Recentemente, a autarquia enviou um ofício à Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, a reafirmar a necessidade de uma melhor cobertura de postos de venda de medicamentos.

 

Jorge Nunes, o presidente da câmara, refere que o município já tinha indicado as zonas de S. Sebastião, Estacada e Cantarias como locais prioritários para a instalação de farmácias. “Antes de ter sido aberto o último concurso que envolveu a atribuição de uma farmácia para a zona da avenida Abade de Baçal e outra para a zona de Vale d’Álvaro, nós indicamos como necessária a instalação de uma farmácia na zona do centro histórico e uma outra para a zona de Cantarias, Formarigos, Bairro Artur Mirandela”, esclarece o autarca acrescentando que “falta instalar duas”.

 

O presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, que reclama uma farmácia naquela área, estranha este pedido de parecer do Infarmed depois de a autarquia já ter indicado há três anos as zonas prioritárias. “Do meu ponto de vista não sei há uma repetição do mesmo pedido de parecer que tinha feito já anteriormente”, assinala Jorge Novo referindo que a “própria câmara municipal já tinha dado indicações precisas da localização preferencial entre o bairro da Estacada e o bairro de S, Sebastião, a zona mais próxima possível do centro histórico”. “Agora, repetiu essa indicação, mais uma vez estranhámos”, afirma Jorge Nove. “Se o concurso já teve esse parecer há três anos, porque é que ele não foi considerado”, questiona o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria.

  

Apesar da desconfiança, Jorge Novo quer acreditar que este pedido de parecer por parte do Infarmed possa ser um sinal de que a instalação da farmácia para a freguesia de Santa Maria possa ocorrer em breve. “Estas questões quando não são lineares e quando a conclusão não se afigura, nós temos que desconfiar”, sublinha o presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria afirmando contudo que “eu quero crer que as coisas estão para ser concretizadas para breve e se esse parecer significa que o Infarmed está de facto a dar um passo no sentido de evoluir nessa questão, congratulamo-nos ”.

 

A solicitação de um parecer do Infarmed à câmara de Bragança pode indiciar que em breve a cidade pode ter uma nova farmácia. Santa Maria aguarda para saber se a freguesia é a contemplada.