Carreira de tiro distrital não fica em Bragança mas em Macedo

PUB.

Qui, 07/08/2008 - 09:22


  A cave do edifício da PSP de Bragança não vai ser uma carreira de tiro, tão cedo. Aquele espaço, que ficou preparado para acolher um equipamento deste género, não vai receber treino de tiro nos próximos tempos.

 

O projecto está fora dos planos do Ministério da Administração Interna, pelo facto de ser um investimento caro e porque o distrito vai ficar dotado, brevemente, de uma carreira de tiro ao ar livre, como refere o secretário de estado da administração interna. “Essa para já não estará nos meus horizontes desde já, não significa que não possa vir um dia a ser”, afirma o governante referindo que “nós queremos carreiras de tiro simples, por isso é que a carreira de tiro coberta que sai caríssima não vai ser feita de momento”.

 

Declarações de Rui Sá Gomes durante a cerimónia de assinatura do protocolo entre o ministério da administração interna e a câmara de Macedo de Cavaleiros para a colocação neste concelho de uma carreira de tiro que vai servir todas as forças de segurança do distrito.

 

O governante considera este equipamento de extrema importância para facilitar o treino dos agentes da GNR e PSP que eram obrigados a deslocações constantes. “Vai servir uma zona bastante grande, mais horas de tiro e menos transporte, trata-se de uma carreira de tiro importantíssima”, considera Rui Sá Gomes defendendo que “vai permitir mais formação, mais treino de segurança com armas de fogo e em incidentes táctico policiais”. “É fundamental termos uma polícia bem preparada com meios e formação”, acrescenta.

 

A carreira de tiro vai beneficiar sobretudo a PSP, uma vez que a GNR tem uma carreira de tiro própria em Mirandela. O comandante da PSP de Bragança fala das limitações que os agentes têm tido até agora para treinar o tiro. “Desde há vários anos a PSP de Bragança treina duas vezes por ano numa carreira de tiro móvel e o máximo que pode fazer é 45 tiros de cada vez, fazia em média 90 tiros por ano”, sublinha o comandante da PSP de Bragança afirmando que “o espaço de tempo que era disponibilizado não permitia a formação a todos, optava-se por aqueles que à partida têm mais necessidades no serviço operacional”.

 

Ainda assim, Amílcar Correia acrescenta que a falta de treino em tiro não tem prejudicado a acção da PSP e explica porquê. “ Felizmente em Bragança não tem sido, porque não temos tido acidentes”, refere comandante da PSP de Bragança adiantando que “nunca nenhum cidadão foi baleado na sequência da utilização indevida da arma de tiro, se calhar também pela ponderação que têm devido à idade e à experiencia na utilização de armas de fogo”.

 

A carreira de tiro distrital vai ficar sedeada na freguesia de Castelãos, em Macedo de Cavaleiros. Beraldino Pinto, o autarca local, fala das razões que levaram a esta localização. “A escolha correspondeu a uma serie de critérios, principalmente em termos de segurança, ruído e acessibilidade”, afirma Beraldino Pinto salientando que “foi procurado um terreno com a colaboração de GNR, PSP, grupo de operações especiais e dois arquitectos da Administração Interna”. “Encontramos essa solução, foi consensual ser uma boa localização”, assinala o autarca

 

O equipamento deverá ficar concluído ainda este ano e vai custar 150 mil euros, sem contar com o terreno que é cedido pela câmara municipal.