Projeto e-Guard da GNR chega a Carrazeda de Ansiães

PUB.

Sáb, 02/08/2025 - 00:05


O projeto de teleassistência eGuard já está em quatro concelhos do distrito de Bragança. Depois de Vila Flor, Alfândega da Fé e Freixo de Espada à Cinta, ao fim da tarde de ontem, foi assinado o protocolo entre o Comando Territorial de Bragança da GNR e a Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães.

O coronel António Lobo de Carvalho, comandante da GNR no distrito de Bragança, explica que este projeto é uma mais-valia para pessoas vulneráveis, nomeadamente as que vivem sozinhas e isoladas.

"A aplicação desta capacidade no território permite garantir uma melhor resposta a situações mais complexas de cidadãos que justifiquem, precisamente, pelo seu perfil, pelas suas incapacidades, pelas suas vulnerabilidades, a utilização deste equipamento. Mais do que um equipamento com um botão de SOS, que permite acionar imediatamente os meios em resposta a uma emergência, faz também com que resulte numa satisfação e num equilíbrio psicológico do utente que tenha esse equipamento", disse.

O comandante Lobo de Carvalho destaca outras vantagens do uso do aparelho do eGuard pelas pessoas mais vulneráveis. "Permite acionar emergência em situações de queda ou então, no caso de algum cidadão que tenha alguma doença e que ultrapasse um perímetro previamente definido pela aplicação, possa ser acionado a transposição desse limite geográfico e logo haverá lugar a uma resposta de emergência, falamos nos casos dos desaparecidos", explicou. 

 

O presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, João Gonçalves, explicou que a autarquia aguardava há algum tempo pela assinatura do acordo com a GNR para implementar o eGuard, devido às características do concelho, marcado pelo envelhecimento da população, isolamento e situações médicas que dificultam o pedido de ajuda em emergências.

Escrito por Rádio Ansiães (CIR)