Moto GP: Lorenzo melhor que Pedrosa e Rossi

PUB.

Seg, 03/05/2010 - 12:52


Uma fantástica corrida viu Jorge Lorenzo levar a melhor sobre o compatriota Dani Pedrosa no Grande Prémio bwin de Espanha e passar para a frente da classificação do Campeonato do Mundo de MotoGP depois do terceiro lugar de Valentino Rossi na tirada. 

Jorge Lorenzo passou para a frente da classificação do Campeonato do Mundo de MotoGP depois de vencer a segunda jornada do ano, em Jerez, para grande alegria do público da casa presente. Dani Pedrosa (Repsol Honda) foi segundo após emocionante corrida, com o companheiro de equipa de Lorenzo na Fiat Yamaha, Valentino Rossi, a completar o pódio e a passar para segundo da geral.

Um rápido início da corrida viu o homem da pole, Pedrosa, entrar na Curva 1 em primeiro, com Rossi a subir de quarto da grelha para segunda e Hayden também a disparar da segunda linha da grelha para entrar na luta pela liderança.

Na terceira volta Loris Capirossi (Rizla Suzuki) caiu pouco depois de Aleix Espargaró também ter ido ao chão. O piloto da Pramac Racing conseguiu regressar à corrida, o que já não se verificou com Capirossi e à oitava volta Ben Spies (Monster Yamaha Tech3) entrou para as boxes e desistiu com problemas no pneu frontal da sua M1, isto numa altura em que rodava entre os dez primeiros.

A meio da corrida Pedrosa liderava o pelotão com segundo e meio de margem sobre Rossi e com Lorenzo a mais dois segundos. A luta pela sétima posição era muito renhida, com os homens da San Carlo Honda Gresini Marco Melandri e Marco Simoncelli a lutarem entre si e num grupo de cinco pilotos.

Por essa mesma altura Lorenzo reduzia a diferença para Rossi e na 21ª volta passou o companheiro de equipa e centrou as suas atenções em Pedrosa. Foi a partir desse momento que se desenhou um fantástico duelo entre os dois espanhóis.

A duas voltas do final Lorenzo apanhou o piloto de fábrica da Honda e tentou a ultrapassagem, mas Pedrosa manteve a linha e por pouco os dois pilotos não se tocaram.

Chegados à última volta, Pedrosa alargou a trajectória na Dry Sack, o que permitiu a passagem de Lorenzo para a frente da corrida, posição que não mais perdeu para garantir a merecida vitória. O piloto da Fiat Yamaha terminou com 0,543s de margem sobre Pedrosa e com Rossi no mais baixo do pódio.

A completar a lista dos cinco primeiros ficaram os pilotos da Ducati Marlboro Nicky Hayden, que repetiu o quarto posto do Qatar, e Casey Stoner, isto enquanto Andrea Dovizioso foi sexto.

Mika Kallio (Pramac Racing) escalou desde último da grelha para terminar em sétimo, com Melandri, Randy de Puniet (LCR Honda) e Álvaro Bautista (Rizla Suzuki) a fecharem o Top 10.

 

Primeira vitória de MotoGP em casa é um “sonho” para Lorenzo

A primeira vitória de Jorge Lorenzo em casa na categoria rainha, no Grande Prémio bwin de Espanha de MotoGP, foi prémio por soberba prestação no domingo, depois do piloto da Fiat Yahama ter lutado para chegar à frente do pelotão e somar 25 pontos em Jerez.

“Foi sempre um dos meus sonhos ganhar uma corrida de MotoGP em Espanha e esta foi como um filme, aconteceu tudo o que podia acontecer! Foi um dia impressionante, nem acredito que consegui isto perante todos os fãs espanhóis e neste lugar mágico,” disse muito contente Lorenzo

Partindo da primeira linha da grelha, Lorenzo deu por si em quinto lugar à entrada para a segunda volta, mas lutou para passar os que estavam à sua frente, ultrapassando o companheiro de equipa Valentino Rossi e depois lutando com Dani Pedrosa na última volta para garantir o triunfo – o sexto na categoria rainha.

“Foi uma corrida muito dura porque fiz uma má partida e depois tive dificuldades nas primeiras voltas – prejudiquei-me a mim próprio,” disse. “Depois disso comecei a sentir-me melhor e rodei como um demónio na moto para chegar à frente. Assim que passei o Valentino soube que não podia acalmar e que tinha de tentar tudo para vencer e não pensei em mais nada.”

Lorenzo continuou: “Tive uma grande luta com o Dani e a dada altura quase batemos, pelo que tive de voltar a tentar, na última volta! Sei que é melhor vencer corridas com calma, desde a frente, mas ultimamente não é isso que nos tem acontecido e tenho de lutar em todas as voltas. Tentei passar o Dani algumas vezes, mas ele conseguiu sempre travar-me, depois acabei por conseguir. Os meus cumprimentos para ele porque nunca o vi tão determinado.”

A vitória levou Lorenzo à liderança do Campeonato do Mundo de 2010 ao cabo de duas rondas e a terceira corrida do ano terá lugar em Le Mans dentro de três semanas, onde ele venceu no ano passado. “Não estou a pensar nisso agora, estou apenas a pensar em celebrar com a equipa!” disse.

Essas celebrações incluíram mergulhar de fato vestido e capacete posto no lago do circuito depois da corrida. Ele acrescentou: “Vi o lago na quinta-feira e pensei que seria engraçado mergulhar nele e pensei que os fãs iriam gostar, mas nunca me passou pela cabeça o quão pesado seria o fato molhado e, por momentos, cheguei a pensar que não ia conseguir sair!”

Texto e Fotos: motogp.com