Assinado auto de consignação para construção de Aproveitamento Hidroagrícola de Freixiel

PUB.

Qua, 08/05/2024 - 09:06


Já foi assinado o auto de consignação para concretizar o Aproveitamento Hidroagrícola de Freixiel, no concelho de Vila Flor

A empreitada custa cerca de 17 milhões e trezentos mil euros. O aproveitamento vai ser construído na área das freguesias de Samões, Freixiel e União de Freguesias de Vilas Boas e Vilarinho das Azenhas. É financiado a 100% pelo Plano Estratégico da Política Agrícola Comum.

Sendo a agricultura o principal pilar económico do concelho e perante as últimas temporadas de seca, a possibilidade de rega é uma mais-valia para quem investe no sector, reforçou o presidente da câmara. “É um investimento que vai dar resposta às expectativas e anseios, já de longa data, da agricultura para o Vale de Freixiel, mas também para todo o concelho. Com as alterações climáticas, que não podemos refutar, é muito importante que Vila Flor e a região tenha mais uma reserva hídrica”, acrescentou Pedro Lima.

A zona abrangida é composta por mais de 90% de terrenos agrícolas e agro-florestais, em que se destaca a vinha, que ocupa dois terços da totalidade da área. O presidente da câmara, Pedro Lima, esclareceu que estão abrangidos 150 agricultores, em cerca de “570 hectares”, que se distribui “por dois blocos, o de Freixiel, com cerca de 400 hectares, e o bloco do Vieiro com 150 hectares”.

O autarca tem esperança de que a agricultura dê um salto forte em Vila Flor.

O Aproveitamento Hidroagrícola de Freixiel, que começou a ser pensado em 2005, tinha, em 2019, 10 milhões de euros para serem investidos. A este executivo, liderado por Pedro Lima, coube o “trabalho subsequente”, ou seja, conseguir o financiamento total.

Cinco milhões estão destinados à construção da Rede de Rega, 10 à construção da Barragem Redonda das Olgas, e mais de dois ao centro de custos.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves