Mais de 900 pessoas tentaram bater recorde do Guinness de cadeia de selfies nos Lagos do Sabor e faltou pouco

PUB.

Seg, 01/10/2018 - 11:30


Este sábado, mais de 900 pessoas tentaram bater o recorde do Guinness de selfies em cadeia. E foi por pouco. Faltaram apenas 12 participantes para atingir o objectivo do caminhão fotográfico que teve lugar no santuário de santo Antão da Barca nos Lagos do Sabor. 

Apesar disso, a organização destaca a adesão à iniciativa já que foi possível atrair muitos visitantes para conhecer a paisagem criada com o enchimento da barragem do Baixo Sabor, como frisou o presidente da associação de municípios do Baixo Sabor, Nuno Gonçalves. “O recorde do Guiness pertence à China, com 925 pessoas e estiveram presentes 914, precisávamos 926 para bater o recorde. Mas isso fazia parte de uma estratégia de promoção dos Lagos do Sabor, o mais importante é darmos a conhecer que temos 70 km navegáveis que não queremos que sejam lagos estáticos nem uma mera bacia de água mas uns lagos de futuro, que permitam desenvolvimento e reconhecimento de um território com os seus produtos endógenos e os seus produtores, mas também um reconhecimento que é necessário investir nestes lagos”, afirmou Nuno Gonçalves.

A paisagem e a experiência foram argumentos que convenceram muitos visitantes dos quatro municípios e também de outros locais. “Era para atingir o recorde do Guinness, mas pelos vistos não foi possível, mas não faz mal, estamos cá para promover a região. Não conhecia este local sabia que a igreja de Santo Antão da Barca tinha sido transladada para aqui pedra a pedra e gostei muito do sítio temos paisagens espectaculares”, referiu uma das participantes da megacaminhada.

A associação de municípios aproveitou a presença da secretária de Estado do Ordenamento do Território para pedir que o plano estratégico para aquela área fosse incluído no Plano Nacional da Política de Ordenamento do Território – o PNPOT, no entanto, Célia Ramos não se comprometeu, até porque admitiu que o programa de ordenamento da albufeira da barragem do Baixo Sabor está atrasado. “Esse plano já está decidido há mais de um ano, em 2017 criei o despacho, acontece que o enchimento da barragem ainda não estava estabilizado para que se pudessem fazer estudos de comportamentos de massa de água, principalmente em termos de qualidade, porque tem um sistema reversível de bombagem de água. Só a partir de agora é que vai ser possível dar inicio a esses trabalhos, mas já está em processo de adjudicação”, avançou.

Foi um dia com caminhadas, passeios TT, circuito de BTT, actividades de aventura como escalada ou canoagem, visitas culturais, música tradicional, degustação e venda de produtos endógenos na Sabor Food fest.

A iniciativa foi promovida pela associação de municípios do Baixo Sabor, que inclui os municípios de Alfandega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo. Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Olga Telo Cordeiro