Ter, 12/08/2025 - 09:05
A transmontana Catarina Dias, do Ginásio Clube Mirandelense, vai representar Portugal nos World Games. A competição mundial, que decorre em Chengdu, na China, termina a 17 de agosto e conta com várias artes marciais. Os combates de Kickboxing começam esta terça-feira e prolongam-se até quinta-feira, reunindo as melhores lutadoras do mundo.
A atleta, natural de Gralhós, em Montalegre, vai competir no Kickboxing, em K1 Rules -70 kg, enfrenta nos quartos de final a breasileira Carolina Sousa Santos e frisa que está focada em trazer o melhor resultado para Portugal. “Os World Games só acontecem de quatro em quatro anos e quero aproveitar bem a oportunidade para conseguir trazer o melhor resultado para Portugal. Temos a noção de que é uma prova extremamente difícil, porque vão competir as oito melhores atletas do mundo, mas estamos a fazer um bom trabalho e quero trazer o melhor resultado possível”, sublinha.
Catarina Dias afirma que está preparada para a nova experiência e espera estrear-se em grande na competição mundial. “Tenho feito uma preparação bastante exigente, cautelosa e inteligente. Estou a dar o meu melhor todos os dias, fisicamente estou a 100%. Nunca estive na China e vai ser uma nova experiência, porém estou completamente focada na competição. Depois disso, se tiver a oportunidade de conhecer um pouco da cultura chinesa e da gastronomia, será sempre bem-vindo. Mas o objetivo é tentar fazer o melhor possível”, salienta.
José Pina, selecionador nacional, está confiante na conquista da medalha de ouro. “A Catarina sabe o que tem de fazer. Trabalhou muito para estar aqui, é um trabalho de muitos anos, e o foco é conquistar a medalha de ouro para Portugal”, frisa.
A presença de Catarina Dias nesta competição foi possível devido à recente decisão do Governo de retirar o estatuto de utilidade pública à Federação Portuguesa de Kickboxing e Muaythai, com quem o Ginásio Clube Mirandelense e outros clubes filiados na WAKO mantinham um diferendo judicial.
A decisão foi aplaudida por José Pina e Catarina Dias. “Uma batalha desde 2015 para que a justiça viesse ao de cima e, finalmente, ganhámos a guerra. Agora, vamos trabalhar para obter a utilidade pública desportiva. A nossa federação será reconhecida pela WAKO, que tutela a modalidade, e esta será reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional. A partir de janeiro, a família do Kickboxing vai trabalhar unida. Foi por isto que sempre batalhei e vamos tentar tornar o Kickboxing numa das modalidades mais fortes em Portugal”, refere José Pina.
“Foi uma notícia estrondosa, fabulosa, e dá-me uma motivação extra. Deixou-me realmente muito feliz e, quando estamos felizes, é quando conseguimos os melhores resultados”, destaca Catarina Dias.
Nos World Games, vão estar em competição as oito melhores lutadoras do mundo, e Catarina Dias espera trazer a medalha de ouro para Portugal. A equipa portuguesa de Kickboxing é constituída por Iúri Fernandes, Sofia Oliveira e Catarina Dias.