Sex, 16/05/2025 - 11:48
A lutadora de kickboxing transmontana Catarina Dias, do Ginásio Clube Mirandelense, juntamente com Alexandre Roçadas e Silvana Pedroso estão a representar Portugal no Turkish Open Wako World Cup, competição que está a decorrer e termina no domingo, na cidade turca de Antalya.
Catarina Dias vai competir em K1 Rules menos 70 quilogramas. O primeiro combate acontece hoje, às 17h36, frente à atleta da casa Akdeniz Rabia.
A lutadora transmontana diz que é um orgulho representar Portugal, está confiante e acredita que pode ser desta que vai trazer o ouro duma competição mundial. “Representar Portugal é sempre um orgulho e as expectativas são boas, apesar de estarmos a falar de uma competição mundial, onde vão estar todas as atletas de alto nível. Trazer o ouro para Portugal é o meu objetivo, vou fazer de tudo para conseguir passar combate a combate. Não digo que vai ser fácil, vai ser desafiador, mas quero chegar ao topo”, frisou.
Catarina Dias pratica kickboxing há mais de dez anos, é natural de Gralhós, em Montalegre, mas treina, em Mirandela, no Ginásio Clube Mirandelense. Normalmente, faz pelo menos três viagens por semana de aproximadamente 600 quilómetros. No entanto, quando há eventos mais importantes, como este em que vai competir, os treinos são praticamente diários. A atleta transmontana espera que todos os esforços sejam recompensados com a conquista de um título mundial. “Temos vindo a trabalhar com muita força e temos estudado o melhor método de treino e de jogo que melhor se aplica a estes torneios. Sinto-me preparada, claro que sim., espero que todos os esforços e sacrifícios que faço sejam recompensados. Espero que o trabalho árduo comece a dar frutos e que a recompensa esteja nesta competição”, vincou.
A comitiva portuguesa está a ser orientada pelo mestre mirandelense José Pina, o ex-campeão mundial da modalidade, que está a transmitir o seu conhecimento aos atletas nacionais no prestigiado evento internacional de kickboxing.
O ano passado, na Grécia, Catarina Dias sagrou-se vice-campeã da Europa em K1 menos 70 quilogramas, a transmontana afirma que vai dar tudo para conseguir conquistar o ouro na competição turca.