EDP tem de alterar acessos às obras da barragem do Baixo Sabor para não danificar monumento

PUB.

Sex, 05/06/2009 - 08:18


A EDP foi obrigada a alterar o plano de acessos à obra da Barragem do Baixo Sabor, depois de ver reprovada pelos organismos oficiais competentes uma proposta que fazia passar centenas de camiões pela área de protecção de um monumento nacional.  

Segundo confirmou à agência Lusa Paula Silva, a directora dos bens culturais da Direcção Regional de Cultura do Norte, a proposta da EDP foi "rejeitada" porque "havia uma aproximação grande e pesada ao sítio arqueológico".

Em causa estão as "Ruínas de Vila Velha da Vilariça", um antigo povoado medieval, classificado monumento nacional, em 1992, há 17 anos.

 A classificação implica uma protecção também da zona envolvente que, no caso de não ser especificada, é automaticamente de pelo menos 50 metros, de acordo com a lei.

A mesma legislação determina que nesta zona de protecção "deverão ser evitadas obras de construção civil ou a instalação de quaisquer elementos que, pela sua presença, e independentemente do seu valor estético, destruam a harmonia do local".

 

Segundo disse à Lusa Paula Silva, "está agora a ser analisada uma alternativa para fazer passar a estrada de acesso mais afastada do monumento nacional, aumentando a distância de 40 para 100 metros".

 Fonte oficial da EDP disse à mesma agência noticiosa que vai ser melhorado um acesso já existente, a mais de 100 metros dos limites do monumento, para acesos ao estaleiro e zona de obras da futura barragem do aproveitamento hidroeléctrico do Baixo Sabor. Escrito por CIR