Seg, 28/07/2025 - 16:55
O Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros sagrou-se campeão nacional de corrida em montanha, na vertente Up and Down (sobe e desce), no sábado, em Viana do Castelo, com Carlos Lopes a alcançar o segundo lugar. O atleta assinala que o título é resultado de uma retaguarda que apoia quem compete. “Significa bastante porque é um título de campeão nacional. Nos últimos anos temos sido, sempre, campeões, porque os melhores estão no Macedo, que nos dá condições para continuarmos. Todos juntos conseguimos arrecadar o título. Termos uma retaguarda, um clube que nos apoia ajuda a que não se desista”.
Rui Muga conquistou o quinto lugar nesta prova e já em maio, em Manteigas, no distrito da Guarda, conseguiu o segundo lugar no campeonato nacional de corrida em montanha, vertente UpHill (sempre a subir). O atleta admite que o treino e a união são responsáveis pelos títulos. “É sinal que estamos a dar continuidade àquilo que temos feito. Nos últimos anos, o Macedo tem vindo a vencer e é esperar que em 2026 voltemos a vencer”.
Edgar Silva, atleta e responsável pela modalidade do clube de Macedo de Cavaleiros, diz que o título deixa a equipa orgulhosa e que é resultado de muito trabalho. “Os títulos são resultado, em primeiro lugar, do compromisso que cada atleta tem consigo próprio, do treino diário que fazem, sendo que evoluem por si, com o seu esforço. E, depois, há a outra face da moeda, que é a união entre todos, no clube. Todos nos damos bem. Há alguns anos que temos conquistado as duas vertentes e isso reflete a aposta que tem sido feita na modalidade”.
Na prova realizada no sábado, em Viana do Castelo, destaque ainda para Lucinda Moreiras, que foi campeã no escalão Femininos 55, José Carvalho em Masculinos 45 e Carlos Lopes em Masculinos 40. Rui Muga e Tânia Fernandes alcançaram o segundo lugar em masculinos 40 e femininos 35.
Escrito por Brigantia