Câmara de Vimioso lança novo incentivo à natalidade

PUB.

Seg, 23/11/2009 - 09:23


É mais um incentivo à natalidade no concelho de Vimioso. O primeiro município no país a atribuir um prémio monetário a cada criança que nasce, vai agora financiar a compra de vacinas que não são comparticipadas pelo Estado. Os cheques são distribuídos desde 2002 e inicialmente eram de 500 euros. Em 2008, o valor aumentou para mil.  

Agora, a câmara prepara-se para ajudar as famílias a comprar as vacinas da meningite e do rotavírus, que previne as gastroentrites.

“No sentido de criar ainda mais incentivos, ajudando as famílias neste caso nos cuidados de saúde, decidimos alterar o regulamento para ser facultada a requisição das vacinas da meningite e da diarreia” adianta o vice-presidente da câmara de Vimioso.

Vão ser beneficiadas as crianças que já receberam o incentivo, desde que os pais solicitem à câmara a compra das vacinas.

 

A medida só deverá entrar em vigor no próximo ano, já que ainda tem de ser sujeita à aprovação da Assembleia Municipal. “A alteração ao regulamento já foi aprovada em reunião de câmara e agora vai ser posta a votação na Assembleia Municipal de Dezembro” explica Jorge Fidalgo, acrescentando que “a partir daí todos os bebés que tenham recebido premio, os pais podem vir solicitar as vacinas e a câmara vai assumir o encargo”.

 

O preço das duas vacinas ronda os 400 euros.

Por isso a câmara de Vimioso vai ter de desembolsar 70 mil euros para pagar as vacinas a cerca de 175 crianças que nasceram no concelho entre 2002 e 2008 e que já receberam incentivo à natalidade.

Escrito por Brigantia