Associação de Municípios diz que faz “todo o sentido” que Governo queria que barragem do Baixo Sabor seja uma “black start”

PUB.

Ter, 06/05/2025 - 08:51


A intenção foi anunciada pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

A barragem do Baixo Sabor pode vir a ser uma black start. Quer isto dizer que quando voltar a acontecer um apagão, esta barragem terá capacidade para reativar a rede elétrica.

A intenção foi anunciada pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro.

O presidente da Associação dos Municípios do Baixo Sabor, Eduardo Tavares, afirma que faz todo o sentido, já que é uma das maiores reservas de água do país. “Vemos isso como algo positivo, aliás muitas vezes falamos que o Baixo Sabor e Trás-os-Montes são importantes para a independência do país e se for importante para o aumento da segurança e proteção dos portugueses, obviamente que ficamos satisfeitos com isso”, afirmou.

Ainda assim, querem perceber quais as condições, as regras e o que pode implicar a barragem vir a ser uma black start. Esta infraestrutura abrange os Alfândega da Fé, Macedo de Cavaleiros, Mogadouro e Torre de Moncorvo. O presidente do município de Moncorvo, José Meneses, confrontado com esta possibilidade deixou uma pergunta ao Governo. “Com os nossos recursos hídricos, eólicos e solares e andarmos ainda a dependermos de outros, é uma pergunta que faço ao Governo: o que é que anda a fazer?”.

A Associação dos Municípios do Baixo Sabor reclama ainda o pagamento dos impostos relativos às barragens, mas também as rendas que nunca foram pagas. Em causa estão 9 milhões de euros. “Aquilo que queremos é que esse valor seja pago ao território, que está em dívida, porque nunca foram pagas rendas aos quatro concelhos onde está a barragem do Baixo Sabor. Estamos a aguardar que a Procuradoria-geral da República e o Ministério do Ambiente nos dê conhecimento do seu parecer, relativamente ao parecer que encomendámos. Já sabemos que vai ao encontro das vontades dos municípios”, adiantou.

Depois de um apagão que deixou Portugal várias horas sem eletricidade, por estar ligado à rede europeia, o primeiro-ministro anunciou que quer incluir as barragens do Baixo Sabor e do Alqueva na função black start, juntando-se à da Tapada do Outeiro e Castelo de Bode. Isto vai permitir, em caso de falha elétrica, acelerar o restabelecimento de energia de forma autónoma.

Escrito por Brigantia

Foto: Movhera 

Jornalista: 
Ângela Pais