Autarcas dos concelhos afetados pelo incêndio de Mirandela querem que área ardida seja convertida em zona agrícola

PUB.

Sex, 29/08/2025 - 08:20


Pedido foi feito ao Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, que esteve, esta semana, em Vila Flor

Os autarcas das localidades afetadas pelo incêndio que deflagrou em Mirandela pediram ao Secretário de Estado da Agricultura, João Moura, que a área ardida seja transformada em zona agrícola.

O autarca de Vila Flor, Pedro Lima, adiantou que esta é uma medida “diferente” para prevenir incêndios futuros e uma solução que “transforma uma tragédia numa oportunidade”. “Gostava de vincar que queremos transformar em terrenos agrícolas, terrenos que eram, anteriormente, floresta ou mato, para criar tampões e faixas de descontinuidade, onde seja possível o combate e também para dinamizar a economia. Em vez de estarmos a gastar só para limpar, estamos a incentivar que alguém produza”.

E acrescentou que a vila começou desde logo a prestar auxílio aos agricultores e que, neste momento, já foram submetidas candidaturas através do balcão de apoio ao agricultor da autarquia.

O autarca espera agora que o Governo cumpra com a palavra e que os apoios cheguem em 10 dias para os agricultores com prejuízos até 10 mil euros. Pedro Lima aproveitou ainda a reunião, que decorreu em Vila Flor, com o secretário de Estado, para reclamar mais autonomia para os municípios nestas situações, já que estão “mais próximos das pessoas locais”. “Dar mais autonomia aos municípios para conseguirem definir e concretizar. Para isso também são necessários mais meios financeiros. O que eu, às vezes, acho interessante é que temos sempre meios financeiros muito limitados para os municípios, mas quando chega o combate gastam-se milhões, uma infinidade de dinheiro, de repente, aparece. Penso que é preciso fazer uma reflexão”.

O pedido surgiu no âmbito de uma reunião que decorreu, terça-feira, em Vila Flor onde estiveram presentes os autarcas de Mirandela, Alfândega da Fé, Freixo de Espada à Cinta, Torre de Moncorvo, Mogadouro e Carrazeda de Ansiães, a convite de Pedro Lima, presidente da Câmara Municipal de Vila Flor.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Cindy Tomé