Adão Silva contesta critérios de atribuição do complemento solidário para idosos

PUB.

Seg, 10/03/2008 - 08:58


O numero de beneficiários do Complemento Solidário para Idosos não estará a corresponder ás reais necessidades do distrito de Bragança. A denúncia é feita pelo deputado do PSD de Bragança que considera tratar-se de uma “injustiça relativa que têm de ser explicada e urgentemente corrigida”. Segundo Adão Silva, o distrito de Bragança é aquele que tem o menor número de idosos a beneficiar deste subsídio.

Passados dois anos desde o início da atribuição, o parlamentar mostra-se indignado perante esta discrepância.

Por isso enviou um requerimento ao Ministério da Solidariedade Social a pedir informações acerca dos níveis de atribuição deste complemento. “Esta situação não pode manter-se” afirma o deputado do PSD para quem “os idosos pobres de Bragança têm menos acesso ao complemento do que têm outros distritos com uma situação mais ou menos igual” em termos demográficos.

Adão Silva salienta que nos distritos de “Vila Real havia 2786 beneficiários, na Guarda o numero era de 1237, em Portalegre eram 1683 e até tem menos população que Bragança que tem 750 beneficiários”. Perante esta situação o parlamentar considera “que o dinheiro não está a entrar em Bragança ao ritmo que deveria” e por isos, segundo ele, está a ser canalizado para “outros distritos menos necessitados”.

Há cerca de um ano o representante do PSD já havia alertado para este problema sendo que “em 2006 os números ainda eram mais flagrantes, eram baixíssimos”. Na altura Adão Silva lançou o alerta público “mas não sei se o Centro Distrital de Segurança Social fez algum esforço porque a situação torna a manter-se em 2007”.

Segundo dados do Instituto da Segurança Social, no distrito de Bragança há 750 beneficiários do Complemento Solidário para Idosos.

Um número que na opinião de Adão Silva não se enquadra com o número de idosos carenciados do distrito de Bragança.