Qua, 16/07/2025 - 10:47
Trás-os-Montes é uma região reconhecida pela sua gastronomia única. Para dar sabor às tardes de verão e aproveitar as esplanadas, a Associação Comercial, Industrial e Serviços de Bragança está novamente a promover a Rota do Petisco. A iniciativa já vai a meio e os donos de restaurantes têm preparado iguarias irresistíveis que estão a conquistar o paladar dos participantes.
Ao longo do percurso, é possível saborear desde os petiscos mais tradicionais até às combinações mais surpreendentes que têm gerado bastante curiosidade, conta Carlos Rua, do bar e mercearia Marron – Oficina da Castanha. “É uma iniciativa que nos tem ajudado a conseguir mais clientes. Nós criámos o nosso petisco, feito com pão de castanha, queijo e presunto regional e temos ainda doce de abóbora com castanha. É uma combinação equilibrada e representa o melhor que há na terra, sendo acompanhado por uma cerveja artesanal de castanha ou um copo de vinho de Trás-os-Montes. É um petisco muito atrativo”.
Segundo Sérgio Gonçalves, proprietário do café GoalKeeper, a rota dos petiscos é uma excelente iniciativa para o negócio. “Quando nos propõe estas iniciativas acho que se estão a preocupar connosco e nós devemos aceitar. A nível de negócio, também ajuda a aumentar um bocadinho as vendas”.
Rita Brás, da Casa da Zinha, conta que a junção de produtos deu lugar a um prato diferente que permite dinamizar as vendas. “A junção dos produtos foi feita, especificamente, para a rota. Nós já fazíamos tanto a sandes como o pastel de castanha, que criámos aqui, na casa. Decidimos juntá-lo neste petisco para as pessoas provarem. É um bom evento para a casa”.
A Rota dos Petiscos começou no primeiro dia do mês e decorre até ao final de julho. Conta com 14 restaurantes e cafés aderentes.
Escrito por Brigantia