Detida sexta suspeita de assaltos a casas em Macedo de Cavaleiros

PUB.

Qua, 14/01/2026 - 17:40


Seis detidos têm idades compreendidas entre os 19 e 33 anos

Foi detido o sexto suspeito da operação da GNR que decorreu, hoje, em Macedo de Cavaleiros. Trata-se de uma mulher, de 27 anos, que se encontrava no aeroporto de Lisboa, confirmou à rádio Brigantia, o Major e responsável das relações públicas do destacamento de Bragança, Hernâni Martins. Este era o último mandado de detenção que faltava cumprir.

A operação levada a cabo pela GNR está relacionada com os assaltos a residências, que aconteceram nos últimos meses de 2025 em aldeias do concelho de Macedo de Cavaleiros e Bragança, em que os alvos eram casas de emigrantes. O Major Hernâni Martins explica como esta “rede criminosa” operava. “É uma rede que operava através de uma sinalização prévia de habitações maioritariamente desabitadas ou cujos proprietários estariam fora da região e depois das habitações estarem sinalizadas, faziam os furtos maioritariamente através do estroncamento de portas. Há até alguns casos em que não há qualquer tipo de objeto furtado, há apenas o dano nas próprias infraestruturas porque não conseguiram ter o sucesso nos furtos”, explica.

As seis buscas domiciliárias e seis não domiciliárias, em vários pontos do país, Macedo de Cavaleiros, Valpaços, Coimbra, Pombal e Ourém “porque durante as diligências de investigação foi possível associar a esta rede criminosa indivíduos cuja residência ou cujo domicílio está nas localidades onde hoje se procura recuperar o material furtado e os objetos usados na prática dos furtos”, refere.

Hernâni Martins garante que já foi possível recuperar algum material furtado, mas, para já, não avançou mais pormenores. “É prematuro estar a dizer todo o material que foi furtado, mas refiro que durante os furtos o material procurado para furtar era dinheiro, ouro, armas, munições, ou qualquer objeto de fácil transporte e que tivesse valor económico de venda fácil, de gerar dinheiro fácil, mas no final das buscas que, ainda estão a decorrer, será feito e comunicado o respetivo balanço”. Os, agora, seis detidos têm idades compreendidas entre os 19 e 33 anos, sendo dois deles portugueses e os outros quatro brasileiros.

Os detidos deverão ser presentes ao Tribunal Judicial de Macedo de Cavaleiros na quinta ou sexta-feira, para aplicação das medidas de coação.

Escrito por rádio Brigantia

Jornalista: 
Rita Teixeira