Seg, 24/11/2025 - 08:26
O Parque Natural Regional do Vale do Tua vai investir 2,35 milhões de euros na preservação da natureza e biodiversidade, em vertentes direcionadas ao incentivo de atividades do mundo rural, como sendo a agricultura, floresta e pecuária.
O diretor do parque, António Marques, esclarece que uma das grandes medidas passa pela gestão de combustível. “A gestão de combustíveis permite duas medidas em simultâneo, proteger aquilo que são os habitats deste território, para que os fogos rurais tenham menos intensidade, mas, ao mesmo tempo, estamos a dar condições para que as comunidades locais também tenham alguns dividendos diretos na sua ação. Ou seja, estamos a dar condições para que tenhamos atividades primárias que sejam mais potenciadas. Se tivermos uma gestão de combustíveis temos uma abertura de clareiras e temos espaços mais abertos do coberto vegetal para podermos ter pastoreio extensivo, numa dinâmica mais forte, mas, ao mesmo tempo podemos ter condições melhores para aquilo que é a apicultura”.
Outra medida passa pela recuperação e proteção dos ecossistemas fluviais e galerias ripícolas. “Nos pontos de água, que vulgarmente chamamos de charcas, temos biodiversidade e ecossistemas que queremos preservar, mas, ao mesmo tempo, temos de criar condições de que essas charcas não fiquem vedadas também ao uso das comunidades locais. Não faz sentido”.
O diretor esclareceu ainda que as medidas de sensibilização junto da comunidade mais jovem vão também continuar a ser uma aposta. “Ninguém defende o que não conhece”.
As medidas concretas vão ser apresentadas às comunidades locais, que são quem verdadeiramente conhece e preserva o parque.
O financiamento é assegurado pelo NORTE 2030, na área da Conservação da Natureza e Biodiversidade.
Escrito por Brigantia




