Ter, 11/11/2025 - 15:07
Durante o próximo ano vai começar a obra de substituição da conduta que transporta a água entre Carrazeda de Ansiães e Foz-Tua.
O presidente da Câmara Municipal de Carrazeda, João Gonçalves, explica que a primeira fase vai incidir no troço Carrazeda-Parambos. “Pretendemos substituir a adutora no troço desde Carrazeda até Parambos. Isso vai nos possibilitar não só diminuir as perdas de água, mas também mudar, digamos assim, o itinerário dessa conduta, deixar de ser ao longo da Estrada Nacional 214, para quando há avarias termos ali problemas com a estrada, vamos desviá-la e ao mesmo tempo também evitarmos, acabarmos com a situação de um troço da conduta que contém amianto", explicou.
Esta é mais uma intervenção a juntar a outras já realizadas desde 2022, quando o concelho ficou quase sem água na barragem da Fontelonga, o que obrigou a transportar água em camiões-cisterna desde o rio Tua. “Partimos para uma possibilidade de substituição, à medida das possibilidades financeiras, daqueles troços de condutas de abastecimento de água mais danificadas e em que podemos diminuir muito as perdas de água. Já o fizemos em vários locais, nessa altura, fizemo-lo logo na principal conduta de abastecimento desde a Estação de Tratamento até Carrazeda de Ansiães. Entretanto já fizemos intervenções importantes na Serra da Lousa, onde também havia muitas perdas de água, também no acesso a Campelos, quando fizemos a intervenção na estrada, aproveitamos e renovamos também essas condutas de água. Estamos atualmente a fazê-lo da Samorinha para Zedes e pretendemos continuar depois para Felgueira”
A próxima obra é a substituição da conduta entre Carrazeda e Parambos.
Escrito por Rádio Ansiães (CIR)




