Produção de cogumelos atrasou-se mas mas chuva traz boas perspetivas para as próximas semanas

PUB.

Ter, 11/11/2025 - 14:52


seca atrasou campanha deste ano e falta de legislação continua a preocupar os produtores e associações de cogumelos que consideram crucial, para se regulamentar a apanha e a comercialização

Os cogumelos estão atrasados, mas as últimas chuvas devem ajudar a maior produção, a previsão é de Manuel Moredo, presidente da associação micológica A Pantorra, que acredita que o cenário deverá melhorar nas próximas semanas. “Começou a chover há pouco tempo. Costuma chover sempre em princípio de outubro, fim de setembro e essa é a altura ideal para que os cogumelos saiam,  porque há umidade e algum calor. É isso que os cogumelos querem. Por isso este ano começaram a sair há coisa de oito dias, mais ou menos”, explicou.

Pelas aldeias transmontanas, ainda são várias as pessoas que vão à descoberta dos cogumelos, mas este é um hábito que se está a perder cada vez mais. E o negócio é realizado na maioria com o país vizinho. “A Espanha, neste momento, ainda continua a ser uma saída grande para as pessoas que apanham para a venda. Especialmente as zonas de fronteira. Estamos a falar dos concelho de Vinhais, Bragança, Mogadouro, Vimioso, Miranda, que é a zona mais rica em termos de cogumelos, Alfândega da Fé. Mas a maior parte dos cogumelos vão, infelizmente, para a Espanha”, lamentou.

A falta de legislação continua a preocupar os produtores e associações de cogumelos que consideram crucial, para se regulamentar a apanha e a comercialização. Isto porque, são muitos os produtores que se queixam de furtos, devido ao potencial económico deste produto. “Nós, associação e em conjunto com outros organismos, andamos a lutar há muitos anos, por uma legislação, uma vez que Portugal não tem legislação nenhuma sobre a apanha dos cogumelos, enquanto a maior parte dos países da Europa já tem legislação própria por causa dos cogumelos. Faz muita falta. Se houvesse legislação deixava de haver aquela anarquia que costuma haver. Há muita gente a entrar em propriedades privadas para apanharem os cogumelos que não são deles”, referiu. 

Desde Trás-os-Montes e Alto Douro, nasceu a primeira marca de cogumelos frescos produzidos em Portugal : a Cuga. Com unidades em Vila Flor, em Vila Real e em Paredes, a Cuga produz cogumelos frescos para todo o país e pretende aumentar o consumo deste alimento, entre os portugueses. Um dos motivos pelo qual a empresa lançou a marca, que atua apenas no mercado nacional, como explica a diretora comercial, Claúdia Ferra. “Ainda não têm a presença que queríamos que tivesse nas mesa dos portugueses e que tem nos outros países da Europa. Mesmo ali nos nossos vizinhos em Espanha, que consomem muito mais cogumelos do que nós. Nós enquanto estamos a um quilo, um quilo e meio per capita, em Espanha já estão acima dos três quilos per capita. Portanto, existe ainda muita margem para crescer.”

A Cuga produz durante as 52 semanas, não havendo uma única interrupção no ano. Segundo dados fornecidos pela empresa, são produzidos mais de 100 a 120 toneladas por semana.

Escrito por Brigantia.

Jornalista: 
Rita Teixeira