Qua, 07/05/2025 - 08:25
O município de Vinhais vai distribuir armadilhas artesanais gratuitas aos apicultores do concelho para intensificar o combate à vespa asiática. Nos últimos meses, a câmara instalou cerca de 300 armadilhas, que resultaram na captura de 120 vespas.
Dado que a estratégia surtiu o efeito pretendido, o presidente de Vinhais, Luís Fernandes, diz que o objetivo é reforçar o combate. “Pelo facto dessas 300 armadilhas que se colocaram terem resultado, entendemos continuar este trabalho para proteger o setor apícola e optamos por distribuir, a quem estiver interessado, uma armadilha artesanal. Será distribuída uma por apiário”.
Os apicultores interessados em receber as armadilhas devem contactar o Serviço Municipal de Proteção Civil de Vinhais.
O presidente destacou que esta é uma ajuda preciosa, uma vez que o setor está em crescimento no concelho. “É um setor que tem vindo a crescer, no qual cada vez mais várias pessoas, até jovens, apostam. Há cerca de 70 apiários no concelho e, por isso, tem havido da nossa parte também um apoio, que não só financeiro, como também ajuda ao combate da vespa asiática”.
No ano passado, no concelho, foram destruídos mais de 400 ninhos de vespas asiáticas. Este ano, até agora, já foram exterminados cerca de 140.
Escrito por Brigantia