PUB.

Futebol: A.F. Bragança aposta no Walking Football

PUB.

Qua, 15/03/2023 - 10:56


A Associação de Futebol de Bragança vai apostar no Walking Football.

Trata-se de uma modalidade adaptada de futebol, a andar, pensada para pessoas a partir dos 50 anos e que tem como objectivo incentivar à prática desportiva, promover a integração e o convívio de grupo, combater o isolamento, o sedentarismo, a depressão e melhorar os índices de saúde.

O desafio foi lançado pela Federação Portuguesa de Futebol às 22 Associações Distritais e Regionais num Workshop sobre a modalidade.

O primeiro passo para a divulgação deste desporto será dado nos próximos dias 1 e 2 de Julho, na Cidade do Futebol. “Será um grande encontro. Cada associação e os sócios de classe (Sindicato dos Jogadores, Associação Nacional de Treinadores, médicos, enfermeiros) vão levar uma equipa até à Cidade do Futebol, nos dias 1 e 2 de Julho, para assinalar o início da prática do Walking Football”, explicou Diogo Braz, vice-presidente da A.F. Bragança.

A Associação de Futebol de Bragança pretende implementar a modalidade no distrito, mas para já ainda não foi definida a forma de divulgação. “Ainda estamos a definir, internamente, como vamos fazer a implantação da modalidade no nosso distrito. É algo que ainda estamos a analisar, mas contamos ter novidades em breve”.

A A.F. Bragança conta com os clubes para a promoção da modalidade e vai estabelecer parcerias com as universidades seniores “Os clubes, como sempre, são os nossos alicerces e faz todo o sentido englobá-los neste projecto. Eles vão estar envolvidos neste processo. Queremos também envolver as universidades seniores”.

A aposta no Walking Football também vai fazer crescer o número de atletas federados. A modalidade surgiu em 2001 em Inglaterra.

Nos próximos dias 1 e 2 de Julho a A.F Bragança participa num grande encontro na Cidade do Futebol que reunirá equipas de todas as associações e Sócios de Classe (Sindicato de Jogadores e associações de treinadores, árbitros, dirigentes, médicos, enfermeiros).

Foto FPF

Jornalista: 
Susana Madureira