Campanha solidária para ajudar menino com paralisia cerebral chega a Bragança

PUB.

Qua, 01/10/2025 - 09:11


Cátia Ventura reside em Macedo de Cavaleiros e está a angariar tampas que serviram para ajudar a custear sessões de fisioterapia de um menino que tem 95% de incapacidade

Já chegou a Bragança a campanha solidária de Cátia Ventura, que começou a recolher tampas, em Macedo de Cavaleiros, para ajudar um menino, de nove anos, com paralisia cerebral.

A criança, que vive em Vila Nova de Gaia, tem 95% de incapacidade. Cátia Ventura quer recolher o máximo de tampas que conseguir. Depois, estas são derretidas numa empresa, que paga a 41 cêntimos o quilo daquilo que é transformado. O dinheiro reverte para a clínica de fisioterapia onde o menino tem as sessões. “Andei a mexer mundos e fundos para tentar alguma coisa e consegui. Agora, é possível entregar tampas na Cepsa de Bragança. Eles aceitam ficar com as tampinhas e quando as tiverem telefonam-me e faço a recolha”.

Além de Macedo de Cavaleiros e de Bragança, Cátia Ventura também já tem muito para recolher em Vimioso, cerca de “uma tonelada”. Em Macedo de Cavaleiros também já tem uma “boa quantidade”. “A minha garagem está cheia e já tenho tampas em casa até”, referiu.

Cátia Ventura lançou-se nesta campanha sozinha mas já conta com alguma ajuda. “Tenho já um associado, um colega, enfermeiro, João Chumbo, que me está a ajuda na parte dos transportes, por exemplo”, esclareceu.

Cátia Ventura tentou ajudar a criança há dois anos e agora volta a repetir a experiência. “Comecei a ver a jornada do Rui Mário e sempre fiquei sensibilizada com a história do menino”, rematou.

As pessoas que pretendam participar na campanha podem entregar todo o tipo de tampas, tanto de cortiça, como de metal.

Escrito por Brigantia

Jornalista: 
Carina Alves