Qui, 02/10/2025 - 08:27
No âmbito do Dia Mundial do Animal, que se assinala no próximo sábado, o Cantinho do Animal - Centro de Recolha Oficial Intermunicipal de Animais de Companhia da Terra Quente Transmontana está a promover uma campanha de adoção. Ao longo da semana, a adoção é totalmente gratuita, incluindo a vacinação, desparasitação, esterilização, identificação e registo.
Ana Pereira, médica veterinária e responsável pelo canil, lamenta que, apesar da gratuitidade, haja pouca gente a aderir. “Nós aqui temos um tipo de animais grandes e as pessoas procuram, sobretudo, cães mais pequenos. Eu acho que essa pode ser uma das razões. Outra delas é que ainda há pessoas que preferem comprar porque querem cães de raça e nós aqui não os temos. Outro dos motivos poderá ser falta de divulgação, apesar de nós termos divulgado”.
Ainda assim, apesar de nesta semana o número de adoções não estar a correr como previsto, Ana Pereira diz que nos últimos tempos foram adotados mais animais do que aquilo que é normal. “Este verão foi bastante bom em termos de adoções. Esta semana, em que a adoção é gratuita, estávamos, claro, à espera de mais adesão”.
O grande problema que o espaço enfrenta é a sobrelotação. O número de abandonos continua alto e, normalmente, há mais cães a entrar do que a sair. “O número de animais abandonados não reduz. As pessoas continuam a abandoná-los e não serem penalizadas por isso não ajuda. E, depois, toda a gente acredita que colocar um animal no canil é da responsabilidade de todos. Há muitos idosos que morrem ou vão para lares e os filhos deixam os animais aqui. Há imensos casos em que as pessoas acham que deixar os animais no canil é a solução perfeita e, claro, não conseguimos responder a tudo isso”.
A campanha de adoção gratuita termina amanhã. As pessoas interessadas podem conhecer os animais do canil entre as 10 e as 15h e levar para casa uma companhia que promete estar sempre presente.
Escrito por Brigantia