Vereador socialista de Macedo de Cavaleiros acusa BT de “ perseguição” à cidade

PUB.

Qui, 06/03/2008 - 08:26


O vereador socialista da oposição, Rui Vaz, pediu à autarquia que intervenha junto da Brigada de Trânsito da GNR, para travar aquilo a que apelida de “perseguição” a Macedo. Segundo este responsável, a BT está a fazer uma marcação cerrada à cidade, não se ficando apenas pelas artérias que circundam a localidade, como também chegam a fazer controlos em pleno centro.  

A matéria é delicada, no ponto de vista do vereador, mas Rui Vaz lembra que Macedo de Cavaleiros tem a sua força de segurança para tomar conta das ocorrências e que há dias em que a BT cerca a cidade com brigadas em todos os pontos de saída e entrada. Uma quantidade de agentes segundo o vereador dá para impressionar, “se houver um forasteiro que passe em Macedo de Cavaleiros numa dessa horas fica impressionado com a quantidade de agentes da brigada de trânsito que se encontra em Macedo nesses dias”. Rui Vaz salienta que, já de há bastante tempo a esta parte é que nós temos dias ou noites em que não se pode circular na cidade de Macedo, em que todas as artérias e que sejam artérias de acesso à saída de Macedo, nos vemos confrontados com brigadas em todos esses pontos”. “Eu acho que é uma afronta aos macedenses, isto é uma terra de gente boa”, realça o deputado.

O vereador solicitou, por isso, à autarquia que interceda junto desta entidade, de forma a apaziguar os controlos. Rui Vaz lembra que nas saídas para os itinerários principais é normal que haja controlo, mas com tamanha quantidade, nunca se viu em mais algum lado, muito menos no centro da cidade. “Não quero com isto pôr em causa aquilo que é o seu dever, agora acho que é demais, eu não acredito que se veja isto nalgum lado, acho que não fica bem à própria autoridade plantar-se, perdoe-me a expressão, dentro da cidade desta maneira”, declara Rui Vaz.

  Controlo sim, mas não desenfreado. Na óptica do vereador prejudica a imagem da cidade e da própria Brigada de Trânsito.

Fonte da Brigada de Trânsito de Bragança diz que esta força tem competência de actuação e fiscalização em qualquer ponto do território nacional, acrescentando que sempre foram feitas intervenções em Macedo de Cavaleiros por ser um ponto onde se cruzam várias vias.

Além disso, garante que a actuação feita na cidade é de mera rotina não havendo factores que motivem um reforço de policiamento.