Sex, 26/12/2025 - 09:13
A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) aprovou 34 candidaturas no âmbito do Apoio à Criação de Emprego e Microempreendedorismo, um investimento global de 4,7 milhões de euros
A Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes (CIM-TTM) aprovou 34 candidaturas no âmbito do Apoio à Criação de Emprego e Microempreendedorismo, um investimento global de 4,7 milhões de euros, dos quais mais de 3,5 milhões são financiados pelo Fundo Social Europeu Mais, no quadro do Programa Regional do Norte 2030. Para o presidente da CIM-TTM, Pedro Lima, este apoio assume particular importância pelo impacto direto na criação de emprego. “A CIM está a publicitar aquilo que são candidaturas que vão gerar, previsivelmente, 78 postos de trabalho. São candidaturas de privados que recorrem, evidentemente, a candidaturas europeias que são avaliadas no âmbito da CIM e a CIM, evidentemente, deve publicitar o impacto que esses investimentos vão ter no nosso território”.
Segundo Pedro Lima, a divulgação destes resultados é também uma responsabilidade institucional.
Pedro Lima destacou ainda que, depois, serão também dadas a conhecer as candidaturas aprovadas. “Cabe-nos também publicitar, no final desta avaliação, as candidaturas aprovadas. A CIM aqui faz o seu trabalho, que é de analisar, cumprir o regulamento do aviso e, depois, também estará presente no acompanhamento destes projetos”.
Face à relevância das candidaturas submetidas e às necessidades identificadas no território, a CIM-TTM decidiu reforçar a dotação inicial do aviso em mais meio milhão de euros, assegurando assim o financiamento de todos os projetos considerados elegíveis. Os investimentos abrangem diversos setores de atividade, incluindo a economia social, refletindo a diversidade do tecido económico local.
Escrito por Brigantia
Jornalista:
Carina Alves





