PUB.

PSP aproxima-se das pessoas portadoras de deficiência

PUB.

Qua, 03/12/2014 - 20:24


No Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, a PSP de Bragança assinou um protocolo com cinco instituições do distrito de Bragança.

O objectivo é estreitar laços entre as forças de segurança e as instituições que trabalham directamente com pessoas portadoras de deficiência, através do programa especial Significativo Azul.

Para isso, metade do efectivo do Comando da PSP do Distrito de Bragança vai receber formação.

“Enquanto que uma pessoa normal tem consciência que está a ser mal tratada e está a ser vítima de violência doméstica e pode reagir, uma pessoa com deficiência não tem essa capacidade de reagir. Esta relação de proximidade da PSP com a própria família e com as instituições pode detectar situações dessas”, realça o comandante da PSP de Bragança, Amândio Correia.

A Associação de Pais e Amigos do Diminuído Intelectual foi uma das que assinou este protocolo. O presidente da APADI, Jorge Novo, sublinha que a instituição já tem a ajuda da PSP, que a partir de agora poderá lidar melhor com as situações.

Também Eleutério Alves, do Centro de Educação Especial de Bragança, destaca a importância desta proximidade com as forças de segurança para minimizar os riscos que os utentes correm quando estão fora da instituição.

Este protocolo incluiu, ainda, a Associação Sócio-Cultural dos Deficientes de Trás-os-Montes- ASCUDT, a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental – APPACDM, e a Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidades de Mirandela.

Escrito por Brigantia