Requalificação de Ecopark em Vila Flor parada devido à falta de pareceres

PUB.

Seg, 14/07/2025 - 09:05


 Autarca diz que ICNF e APA são forças de bloqueio para desenvolvimento da região

Pedro Lima, diz estar surpreso com o excesso de burocracia que está a travar o projeto de requalificação do parque de campismo de Vila Flor.

O autarca acredita que existem demasiado pareceres para uma obra de requalificação “que já existe”.

“Nem deveria necessitar de pareceres, não estamos a fazer nada de novo. Fico espantado que seja necessário passar por um ‘crivo’ tão apertado, uma obra que se destina requalificar e dar protagonismo às valências ambientais à nossa volta. Surpreende-me muito que estejamos neste impasse, mas vamos ultrapassá-lo”, garantiu.

O anteprojeto para dotar o Complexo Turístico do Peneireiro foi anunciado em 2023. A primeira fase da requalificação estava agendada para a primavera de 2024 e a segunda fase do projeto iria para à frente no início deste ano. No entanto, devido à falta de pareceres, a requalificação está bloqueada. O presidente da Câmara de Vila Flor, aponta a Agência Portuguesa do Ambiente e o ICNF como duas das forças de bloqueio para o desenvolvimento da região.

O parque tem uma área total de 30 hectares. O investimento está orçado em cerca de quatro milhões de euros. O Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente já garantiu um apoio de cerca de 2,2 milhões de euros.

Escrito por Brigantia 

Jornalista: 
Cindy Tomé