'Pedalar Sem Idade' quer pôr idosos de Bragança a redescobrir a cidade sobre rodas

PUB.

Qui, 27/11/2025 - 10:34


Os idosos poderão redescobrir Bragança com segurança através do projeto “Pedalar sem idade”

A iniciativa da Associação Pedalar sem Idade em conjunto com a fundação AGEAS e o Movimento Transformers, prevê a aquisição de bicicletas adaptadas que prometem aproximar pessoas, criar memórias e combater o isolamento social dos mais velhos.

“Consiste basicamente em partilhar experiências, nomeadamente a pessoas com mobilidade reduzida e sobretudo para os seniores da região de Trás-os-Montes, mas mais em concreto na cidade de Bragança, poderão usufruir de uma forma de poderem partilhar e sentir as ruas da cidade através de trichaw’s, que serão conduzidos por voluntários. São triciclos elétricos, em que cada um vão duas pessoas”, explicou Marco Costa, da fundação AGEAS.

O projeto já está implementado nas cidades de Lisboa e Guimarães e apresenta resultados promissores.

“Esse projeto já existe nessas duas cidades, com resultados muitíssimos animadores e promissores, porque de facto está comprovado que as pessoas, para as quais é dirigido, sentem-se de uma forma muito mais saudável. Só o facto de sentir, e permita-me uma expressão, o vento no rosto a andarem pela cidade sem dúvida que dá a alegria a essas pessoas, nomeadamente séniores, que estão muitas vezes limitadas a sair de casa e até mesmo para combater o isolamento”, contou.

O projeto foi criado para os idosos mas abrange ainda as pessoas com mobilidade reduzida. “Vai abranger, numa primeira fase, lares, centros de dia, até inclusivamente universidades seniores, que já existem na nossa região, e portanto, obviamente, nunca descurando as pessoas que têm mobiliado reduzida, também estará abrangido para elas”.

Para que o projeto se torne agora uma realidade em Bragança precisa de vencer o programa nacional Ageas Comunity Champions.

“O projeto está no AGEAS Community através de um orçamento participativo, que não é mais do que as pessoas votarem no projeto, que está identificado para que essa votação e esse orçamento participativo possa contribuir com uma verba bastante significativa, para que seja uma realidade o projeto em Bragança logo no início de 2026. Isso é através de um voto por e-mail. Cada e-mail tem direito a um voto”.

O projeto “Pedalar sem idade” está orçado em 21 mil euros, tendo sido pedido um apoio de três mil euros à fundação AGEAS, inserido no programa AGEAS Comunity Champions: Orçamento Participativo, um programa destinado a apoiar projetos de impacto social.

Escrito por Rádio Brigantia

Jornalista: 
Cindy Tomé